Dia Mundial dos Oceanos: alunos pintam mensagens nas sarjetas sob o mote “Tudo o que cai no chão, vai para o mar”



Hoje, dia 8 de junho celebra-se o Dia Mundial dos Oceanos, cujo tema este ano é “Revitalização: Ação Coletiva para o Oceano”, e o Município de Estarreja assinala a efeméride com um projeto muito interessante. Os alunos irão pintar sarjetas dentro do espaço escolar e na via pública.

Em cooperação com as Eco-escolas – Escola Prof. Dr. Egas Moniz e Escola Secundária de Estarreja – será colocado em ação o projeto “O mar começa aqui”, que visa alertar todos os munícipes para a importância de uma correta gestão dos resíduos produzidos, colocando-os nos locais adequados para o efeito.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Estarreja alerta que “se não forem colocados no local certo, os resíduos poderão ser arrastados pelas águas da chuva e através das sarjetas chegarão aos nossos rios e mar e, inevitavelmente, a nós através da cadeia alimentar.”

Este projeto, pretende estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica, assim como compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular.

São também objetivos do projeto educar para uma cidadania ativa incitando os jovens a passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” a toda a comunidade educativa e implementar estratégias de cooperação escolas – autarquias para a promoção da sustentabilidade

O Município forneceu as tintas, instalação de barreiras e sinalização bem como todo o apoio necessário à realização da atividade.

Locais onde se pintarão as sarjetas:

. Rua Associação Artística de Avanca (junto à futura entrada da Escola Prof. Dr. Egas Moniz)

. Junta de Freguesia de Avanca

. Rua Santa Marinha, Avanca

. Rua Dr. Tavares da Silva, Beduído (junto à Escola Secundária de Estarreja)

 



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.