Dia Nacional da Energia: 5 contributos da energia renovável para o desenvolvimento regional



A procura por soluções energéticas que nos permitam rumar a um futuro sustentável tem sido uma prioridade na agenda mundial. Neste contexto, a energia renovável surge como um pilar fundamental na transição verde, promovendo, não apenas a sustentabilidade ambiental e a resiliência do setor energético, como o desenvolvimento regional e o crescimento económico local.

No Dia Nacional da Energia, que se celebra a 29 de maio, a Statkraft – maior produtora europeia de energias renováveis e líder de mercado em Power Purchase Agreements (PPAs) – destaca algumas das formas como a energia renovável pode estimular o desenvolvimento regional:

1 | Criação de empregos locais
Os projetos de energias renováveis, como os parques eólicos e solares, desempenham um papel crucial na criação de empregos locais e no desenvolvimento económico das comunidades onde são implementados. Desde a fase de planeamento e construção até à operação e manutenção, os projetos criam nas comunidades empregos verdes e a oportunidade de desenvolvimento de competências profissionais e formação contínua, capacitando, também, a mão-de-obra local.

2 | Estímulo ao crescimento económico
A energia renovável não é apenas uma fonte limpa e sustentável, mas também um catalisador do crescimento económico nas regiões onde os projetos são implementados. Além dos benefícios diretos para o emprego, o investimento nas infraestruturas necessárias para os projetos possibilitam o envolvimento de empresas e fornecedores de serviços locais em toda a cadeia de valor, promovendo o crescimento económico das comunidades.

3 | Redução da dependência de combustíveis fósseis
A adoção de energias renováveis desempenha um papel fundamental na redução da dependência de combustíveis fósseis, assim como no fortalecimento da segurança energética e na autonomia das regiões. Ao diversificar as fontes de energia e ao minimizar a necessidade de importações de petróleo, carvão e gás natural, as comunidades locais tornam-se menos vulneráveis às intermitências do fornecimento energético e às flutuações nos preços dos combustíveis fósseis.

4 | Promoção da sustentabilidade ambiental
A energia renovável desempenha um papel crucial na promoção da sustentabilidade ambiental, sendo um importante pilar na transição para uma economia de baixo carbono. Ao reduzir a dependência de combustíveis fósseis, as fontes renováveis ajudam a proteger os recursos naturais das regiões e a preservar os ecossistemas e a biodiversidade.

5 | Melhoria das infraestruturas locais
A implementação de projetos renováveis envolve a instalação de equipamentos que garantam a sua funcionalidade, o que, frequentemente, requer melhorias em infraestruturas essenciais, tais como estradas e redes elétricas. Estes investimentos não só beneficiam os projetos, garantindo a sua viabilidade e eficiência operacional, mas também têm um impacto positivo nas comunidades envolventes: a melhoria das estradas facilita o acesso a áreas remotas, potenciando o desenvolvimento económico local ao atrair novas empresas e turistas.

Simultaneamente, o reforço das redes elétricas aumenta a estabilidade do fornecimento de energia, reduz as intermitências e promove a resiliência das infraestruturas locais. A aposta em projetos renováveis impulsiona a sustentabilidade ambiental e também catalisam um desenvolvimento socioeconómico mais amplo e duradouro nas regiões nas quais se encontram.

“No caminho para um amanhã verde, a energia renovável não se trata apenas de um meio de produção de eletricidade limpa, mas sim de um catalisador para o desenvolvimento regional. Quando as comunidades estão envolvidas, os projetos de energia renovável promovem colaboração e prosperidade, moldando um futuro sustentável adaptado às necessidades de cada região e comunidade”, sublinha João Schmidt, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Statkraft em Portugal.

Com o objetivo de contribuir para um amanhã cada vez mais sustentável fundamentado em soluções verdes, a Statkraft “reitera o seu compromisso em promover a energia renovável através da adoção de práticas que permitam que os seus projetos coexistam com o meio ambiente e as comunidades nas quais estão inseridos, tais como medidas de inclusão social e ambiental, o apoio a programas de formação e o estabelecimento de parcerias com as autoridades para promover o desenvolvimento local”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...