Dia Nacional da Energia: quatro dicas para um futuro ainda mais eficiente e sustentável



No Dia Nacional da Energia, a Bandora, uma startup portuguesa pioneira na transformação digital e energética de edifícios, partilha quatro dicas simples, mas impactantes, para otimizar o consumo de energia nos sistemas de aquecimento e arrefecimento, contribuindo para um ambiente ainda mais sustentável e confortável:

1 | Ajustar a temperatura dos sistemas de ar condicionado e aquecimento pode economizar energia. Manter uma temperatura mais próxima da do ambiente exterior reduz o esforço do equipamento, resultando em economias significativas. Por exemplo, definir a temperatura para 26 °C em vez de 18 °C no verão pode cortar para metade a sua conta de energia, mantendo o conforto térmico.

2 | Para um aquecimento ou arrefecimento mais rápido, aumentar a ventilação. Isto ajuda a alcançar a temperatura desejada de forma mais eficiente. Aumentar a velocidade de ventilação reduz a necessidade de energia, comparando com o aumento ou redução da temperatura.

3 | Pensar na casa como uma mala térmica para conservar energia. No verão, abrir as janelas e persianas à noite e fechá-las durante o dia para manter o conforto com menos necessidade de arrefecimento. No inverno, fazer o oposto para reduzir a necessidade de aquecimento e usar energia de forma mais eficiente.

4 | Aproveitar o período de tarifa mais baixa. Durante o período tarifário Vazio, a energia elétrica é mais barata. É recomendável usar esse momento para ligar os equipamentos de aquecimento e arrefecimento e até exceder a temperatura definida em mais ou menos 1 °C, mantendo-os desligados após esse período. Os ganhos obtidos refletem-se na fatura, não necessariamente na quantidade de energia consumida, pois desta forma tiramos partido da inércia do edifício para manter o conforto.

Segundo Márcia Pereira, CEO da Bandora, “adotar estas simples dicas de eficiência energética não só contribui para a redução do consumo de energia, mas também promove um ambiente mais confortável e sustentável para todos”.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...