Dia Mundial da Energia: dicas para reduzir o valor das suas faturas
Todos os anos, no dia 29 de maio celebra-se o Dia Nacional da Energia através de várias ações relacionadas com o tema, com o propósito de alertar os consumidores para a necessidade de se consumir de forma responsável e de privilegiar as alternativas energeticamente mais eficientes. Mas o que é afinal isso da eficiência energética?
De forma resumida, pode-se dizer que a eficiência energética relaciona-se com o consumo adequado dos recursos energéticos. Isto é, até chegar ao consumidor, a energia passa por um longo processo de transformação e, inevitavelmente, alguma dessa energia acaba por ser perdida pelo caminho. No entanto, o maior nível de desperdício ocorre mesmo durante a sua utilização que, devido à falta de cuidado e planeamento por parte do consumidor, acabam por ser gastos mais recursos do que aqueles que seriam inicialmente necessários.
Ainda assim, existem várias maneiras de se evitar este consumo de energia desenfreado, e a Selectra empresa especialista em questões relacionadas com luz e gás- aproveitou esta data para partilhar que tipo de escolhas devem ser feitas a curto e a longo prazo de modo a poder tornar-se mais sustentável.
Dicas para obter uma habitação mais eficiente
Segundo dados divulgados em 2020 pelo Eurostat, Portugal é o 5º país da União Europeia com menos condições económicas para manter um bom conforto térmico nas habitações e cerca de 19% da população encontra-se mesmo em situação de pobreza energética. Este é um cenário preocupante e que tem levado o Governo a implementar várias medidas com o objetivo de atenuar a dimensão e os impactos deste problema. No entanto, existem algumas dicas que os consumidores podem colocar em prática nas suas próprias casas e que contribuem para tornar a habitação mais eficiente e consequentemente, diminuir o valor que pagam pelas suas faturas de energia.
A escolha de janelas protegidas e com bom isolamento, por exemplo, é uma delas, já que a maioria das fugas de ar acontece por aí, e por isso torna-se fundamental ter estes elementos em conta quando o objetivo é garantir uma boa temperatura dentro de casa. Mas existem outras alternativas que também possibilitam que as habitações se tornem mais sustentáveis, como as bombas de calor geotérmicas que têm como funções o aquecimento e arrefecimento dos espaços e ainda a utilização de materiais com baixo índice de condutibilidade térmica na construção dos imóveis, como é o caso dos isolamentos de aglomerado de cortiça ou de poliestireno expandido.
Truques diários para reduzir o valor das suas faturas
Apesar destas dicas contribuírem bastante para garantir a eficiência energética das habitações, existem também alguns truques diários que ajudam a reduzir o valor das faturas de energia. E a Selectra escolheu alguns bem simples que pode facilmente colocar em prática, ora veja:
Mantenha o frigorífico afastado de fontes de calor e não coloque alimentos quentes no seu interior
Esta é uma questão que facilmente passa despercebida, mas é importante certificar-se que a comida que coloca dentro do frigorífico se encontra à temperatura ambiente e que este eletrodoméstico não se encontra perto de radiadores ou do fogão. Isto porque, ao estar em contacto com fontes de calor, quer seja a nível externo ou interno, o frigorífico precisará de mais energia para garantir a sua refrigeração.
Diminua a temperatura dos aparelhos elétricos
Se tende a optar sempre pelos ciclos de 60ºC da máquina de lavar a roupa, provavelmente está a gastar muito mais energia do que aquela que precisa. Para além das temperaturas elevadas danificarem o material de certas peças, consomem também cerca de 25% mais eletricidade do que o ciclo de 40ºC, por exemplo.
Utilize o modo “eco” das suas máquinas
Sabia que, dependendo do modelo, o modo “eco” das máquinas de lavar consegue reduzir o consumode eletricidade em até 45%? Isto significa que ao utilizá-lo está não só a poupar no valor das suasfaturas, como também a ajudar o meio ambiente.
Opte por utilizar o microondas invés do forno
Nem todos os pratos podem ser confeccionados no microondas, mas quando o objetivo é apenas aquecer ou cozinhar refeições pré-confecionadas, este aparelho consegue facilmente dar conta do recado e gasta menos 60% de energia do que o forno.
Limite o consumo de dispositivos eletrónicos
Por fim, um truque que nunca falha: diminua o tempo que passa em frente aos ecrãs! Não existe melhor método de poupança do que este, no entanto, se pretender continuar a utilizar estes dispositivos, deve sempre optar por aqueles que têm menor número de watts (W), uma vez que são aqueles que consomem menos energia.
A importância de escolher a tarifa adequada
Quando o tema é referente ao fornecimento de energia, o consumidor tem à sua disposição um enorme leque de opções: pertencer ao mercado regulado, optar pelo mercado livre, ter uma tarifa simples ou bi-horária, contratar um serviço único ou dual (eletricidade + gás) ou ainda escolher o tipo de potência elétrica que pretende para a sua habitação.
As hipóteses são muitas e direcionadas para diferentes tipos de clientes, no entanto a escolha de cada um destes fatores deve ser feita de forma cuidada e ponderada, já que é capaz de se refletir em grande medida nas faturas mensais dos consumidores.
Assim, antes de contratar uma nova tarifa, analise bem quais são as suas necessidades e hábitos de consumo, para evitar pagar por serviços que não utiliza, como acontece de forma frequente com a situação das tarifas bi-horárias. Já que, apesar de vários clientes optarem por contratar este serviço, poucos deles acabam realmente por usufruir dele, visto que não têm por hábito consumir muita energia durante o período noturno (22h-8h).