Dispositivo portátil monitoriza a queima de gordura

Um novo dispositivo desenvolvido por investigadores do NTT DoCoMo Research Laboratories analisa o hálito para detectar se o corpo está a queimar gordura. Além de permitir aos utilizadores saber se o exercício e a dieta estão realmente a fazê-los perder alguns quilos, os criadores dizem que o sensor portátil pode ser útil a diabéticos e todos aqueles que tentam perder peso.

Basicamente, o dispositivo detecta os níveis de acetona na respiração. Embora seja principalmente produzida no sangue quando a gordura é desfeita, a acetona também é expelida através dos alvéolos pulmonares e, portanto, está presente no ar expirado e funciona como um bom indicador.

O dispositivo tem 10 cm de comprimento, pesa 125 gramas e é alimentado por duas pilhas AA. Possui um sensor de pressão para detectar a respiração e dois tipos de sensores baseados em semicondutores que são capazes de detectar concentrações de acetona de 0,2 a 50 partes por milhão.

O Gizmag explica que, após a detecção da expiração, o dispositivo calcula os níveis de concentração de acetona e transmite os resultados obtidos em 10 segundos, por cabo ou Bluetooth, para o smartphone.

Monitorizar a queima de gordura no corpo pode desempenhar um papel fundamental na gestão da dieta diária, principalmente em casos de obesidade, pelo que este aparelho pode vir a ser muito útil à população – de forma simples e prática. No caso dos diabéticos a utilidade aumenta ainda mais, já que se sabe que quando a diabetes está fora de controlo, os níveis de acetona são muito elevados.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...