Utilizar drones para plantar árvores pode ser a resposta para muitas comunidades envolvidas em processos de reflorestação. Porque estes pequenos objectos voadores conseguem plantar árvores a uma rapidez muito superior à de qualquer humano, e praticamente com o mesmo nível de eficácia.
A BioCarbon Engineering é uma empresa especializada neste actividade e o processo funciona da seguinte forma: Primeiro, um drone sobrevoa a área identificando a topografia, os obstáculos e os pontos mais adequados para plantar. O drone pode até escolher diferentes locais ideais, consoante a espécie de árvore. Depois, entram em acção os outros drones, transportando as “cápsulas” e disparando-as em direcção ao chão, no local exacto e com força suficiente para a enterrar no solo. As cápsulas são perfeitamente biodegradáveis e facilitam o germinar da semente. Cada drone pode inclusivamente levar várias espécies e um único operador pode pilotar até seis drones (nos países em que isso é permitido). Mas mesmo com um piloto por drone a operação demora dez vezes menos do que se fosse feita à mão. Em condições ideias conseguem plantar até 100 mil árvores por dia.
Há quem utilize helicópteros para fazer plantações massivas, a diferença aqui é que as sementes não são atiradas ao calhas, nem correm o risco de baterem em pedras, etc. Libertando a mão de obra humana para o trabalho mais importante, que é cuidar do crescimento.
É precisamente nisso que a empresa tem estado envolvida em Myanmar. Em conjunto com a Worldview International Foundation tem conseguido acelerar o processo de plantação de árvores de mangue, que estava muito atrasado. Os manguezais desempenham um papel fundamental na zona, quer preservando a biodiversidade, quer protegendo a terra das invasões do mar. Infelizmente, por pressão da cultura do arroz e da aquacultura de camarão, os habitantes locais perderam 75% da área de manguezal nos anos 1990. Agora já conseguiram replantar 750 hectares e o objectivo passa ainda por plantar um bilião de árvores.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php