Duas novas espécies de dinossauro descobertas no Reino Unido



Um grupo de paleontólogos britânicos, da Universidade de Southampton, descobriu que os ossos encontrados na Ilha de Wight pertencem a duas novas espécies de dinossauros da família Spinosauridae. Até ao momento, tinha apenas sido descoberto no Reino Unido um esqueleto de espinossauro Baryonyx, mais precisamente em 1983, no Condado de Surrey.

“Descobrimos que os crânios diferem não apenas do Baryonyx, mas também um do outro, sugerindo que o Reino Unido abrigava uma diversidade maior de espinossaurídeos do que se pensava anteriormente”, afirma Chris Barker da Universidade de Southampton.

No total, foram encontrados mais de 50 ossos na Formação geológica Wessex, que remontam há 125 milhões de anos, no decorrer do período Cretáceo Inferior. Os especialistas encontraram partes de uma cauda e de dois crânios, e estimam que os espécimes tivessem cerca de 9 metros de comprimento. Os crânios tinham 1 metro de comprimento e eram idênticos aos dos crocodilos, razão pela qual se sugere que tinham uma dieta muito variada, caçando dentro e fora de água.

A primeira espécie foi nomeada Ceratosuchops inferodios, que significa algo como “garça-real com cara de crocodilo com chifres”, devido às características do seu corpo e da maneira como caçava. Na nomeação da segunda espécie, foi feita uma homenagem à falecida paleontóloga Angela Milner, pelo que lhe foi atribuído o nome científico Riparovenator milnerae, que significa “caçador da margem do rio de Milner”.

Jeremy Lockwood, colecionador de fósseis que descobriu vários ossos que foram adicionados à investigação, afirmou: “Depois de encontramos os dois focinhos, percebemos que isso seria algo raro e incomum. Depois foi ficando cada vez mais incrível, porque vários colecionadores encontraram e doaram outras peças deste enorme quebra-cabeças ao museu”.

Os fósseis das duas espécies foram entregues e serão exibidos no Dinosaur Isle Museum, localizado em Sandown, na Ilha de Wight.

Ph: Chris Barker / Southampton University. Crânio do Ceratosuchops inferodios.




Notícias relacionadas



Comentários
Loading...