Economia Verde e reindustrialização: os temas que a UE quer levar aos cidadãos (com VÍDEO)



Com um nome tão complexo, o projecto União Europeia: Sustentabilidade e Uso Eficiente dos Recursos pode não ser muito aliciante para o seu objectivo inicial – levar os conceitos sustentáveis aos cidadãos – mas as suas várias declinações devem ajudar-nos a perceber melhor em que situação nos encontramos, na encruzilhada sócio-ambiental, e para onde teremos de ir.

“O objectivo é divulgar alguns temas que são chave na União Europeia e no nosso país, mas que não têm tido muita atenção da opinião pública. No fundo, queremos promover a dicussão e criar cidadania“, explicou ao Economia Verde Cristina Branquinho, investigadora da Faculdade de Ciências de Universidade de Lisboa (FCUL).

O projecto decorre até Setembro e inclui um estudo de opinião, seis debates a nível nacional e a divulgação dos resultados. Um dos objectivos do estudo é perceber qual a opinião dos cidadãos sobre a economia verde e reindustrialização.

Segundo Susana Fonseca, investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, a maioria dos respondentes acredita que conceitos como a economia verde ou reindustrialização devem ser utilizados, ainda que a primeira tenha uma predominância.

“Os resultados devem ser lidos tendo em conta que temos 68% de respondentes com ensino superior – queríamos ter respostas da comunidade académica e escolar e, depois, dos cidadãos. Era normal que tivéssemos pessoas bastante qualificadas”, explicou a responsável.

Quando questionados sobre as vantagens de cada um dos conceitos, os inquiridos escolheram a questão económica, quando perguntados sobre a reidustrialização, e as vertentes sociais e ambientais, no que toca à economia verde.

Os resultados já foram apresentados na Comissão de Ambiente da Assembleia da República – a iniciativa terá também um debate para sinalizar o final do projecto.

Foto: Yogendra Joshi / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...