Park House, em Melbourne

Fotos: tenfiftyfive 

“Não tenha em sua casa nada que não saiba qual a utilidade, ou que não ache muito bonito”. É com esta frase de William Norris, um dos percursores do movimento artístico britânico Arts & Crafts, que o estúdio de arquitectura tenfiftyfive cumprimenta os seus clientes na sua homepage

Acreditando que as casas devem ser um reflexo dos seus proprietários, revelar a sua personalidade e aspirações, os arquitectos desta empresa australiana desenham todos os projectos em estreita colaboração com os clientes, sempre segundo uma filosofia de construção eficiente e sustentável.

Um bom exemplo desta forma de trabalhar é a Park House, uma casa em Melbourne, que tem vindo a ganhar grande destaque em publicações de arquitectura como exemplo de arquitectura sustentável e ligação à Natureza. 

Construída em redor de duas grandes árvores e revestida a madeira, integra-se na perfeição na paisagem, mas mais do que uma imagem bonita, esta elegante casa residencial segue princípios de eficiência energética, e utiliza um grande número de materiais naturais, na maioria resultantes de processos recuperação e reciclagem.

Ao nível do solo, as paredes são substituídas uma estrutura envidraçada que maximiza a entrada da luz solar e as vistas para a piscina e o jardim. Uma grande sala de estar e cozinha ocupam o piso térreo, enquanto os quartos ficam situados no piso superior, com uma fachada feita de vigas de madeira e janelas de aço fosco preto, revelando uma maior preocupação com a privacidade e o ruído.

Este uso da madeira é continuado dentro da casa, no tecto de madeira reciclada, bem como no mobiliário, escada e suportes de parede construídos a partir de velhas vigas. Parte dos tijolos vermelhos utilizados na parede da cozinha e dos quartos foram reciclados da pavimentação de jardins. Uma parede verde por cima das janelas na área de jantar acrescenta um toque de natureza dentro de casa. E os pisos de betão com aquecimento radiante hidráulico incorporado proporcionam conforto térmico.

A avaliar pelas imagens é uma casa de sonho, não acha? 

Deixar uma resposta