Em Faro, quem consome menos água pagará menos 15%
A Câmara Municipal de Faro vai reduzir o preço da água em 15% aos consumidores que gastam até seis metros cúbicos (m3) por mês – e agravar em 15% a quem consome mais de 26 m3.
A medida vai entrar em vigor já em 2011, em prol da “coesão social” dos residentes de Faro, segundo o presidente da autarquia, Macário Correia.
Ainda assim, com o agravamento em 15% do preço da água para quem consome mais a receita financeira final não deverá sofrer grandes alterações, segundo Macário Correia, e isso possibilitará beneficiar também as populações mais desfavorecidas.
“Esperamos receber sensivelmente o mesmo”, explicou Macário Correia, que adiantou que cerca de 12 mil famílias deverão pagar menos pelos serviços de água já no mês de Janeiro.
O autarca diz que pretende ainda beneficiar, com esta medida, as instituições particulares de solidariedade social (IPSS), assim como as famílias numerosas, desde que não ultrapassem um consumo superior de 19 m3 por mês.
Os que vão pagar menos representam 40% dos clientes da Fagar, empresa que gere a água e os resíduos. Macário Correia quer combater o “consumo excessivo e o desperdício”, que se traduz na água tratada para regas, lavagens ou piscinas.