Em Matosinhos, a sardinha é protagonista em evento dedicado à sustentabilidade dos Oceanos



Debater o futuro e a gestão dos Oceanos e posicionar a nossa costa como destino privilegiado para o turismo gastronómico sustentável são os pontos de partida para mais uma edição do Out of the Blue, um evento inovador que junta chefs e especialistas em diversos locais de Matosinhos, cidade anfitriã, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, mais do que um festival, o Out of the Blue é uma experiência imersiva com uma programação recheada de workshops, visitas guiadas e refeições com sabor a mar, que promovem conexões que contribuem para posicionar Matosinhos como o lugar onde se imagina um futuro sustentável para a gastronomia atlântica.

No âmbito do processo de atribuição do selo azul na pesca da sardinha, que deverá estar concluído em breve, a Academia da Sardinha by Out of the Blue surge para celebrar o património cultural e culinário da cidade de Matosinhos e enaltecer a sardinha, um peixe rico em saúde, cultura, sustentabilidade e valor económico, numa perspetiva educativa, ambiental e culinária.

“A sardinha é um símbolo vivo da cozinha portuguesa: o seu produto mais simples e popular, mas também o que encerra maior potencial. Em Matosinhos, maior porto sardinheiro de Portugal, a sardinha sustenta pescadores, fábricas de conservas e restaurantes, gerando emprego e atraindo visitantes. No Out of the Blue, convidamos o público a descobrir este património vivo, celebrando a sardinha como ponte entre sabor, economia, saúde e um futuro mais sustentável”, refere Carlos Martins, responsável da Opium, entidade que organiza o evento, com o apoio do Turismo de Portugal e da Câmara Municipal de Matosinhos.

No dia 18, às 20.00, e no dia 19, às 15.00 e às 18.00, o chef Rodrigo Cardoso, responsável pelo restaurante Peixe no Mercado, chega à Docapesca – Lota de Matosinhos para ensinar a fazer uma conserva de sardinha. No dia seguinte, domingo, a atividade contará com a participação da ANICP (Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe).  A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição. Nesse mesmo local, às 18.00 de sexta-feira, Joel Cleto orienta uma visita guiada, numa parceria com as comemorações das Festas do Mártir São Sebastião.

Mas há mais por onde navegar ao longo dos dois dias do Out of the Blue. A programação arranca com a Rota das Algas, no dia 18, um percurso pedestre pela Praia de Angeiras comandado pela chef e bióloga Joana Duarte. Ao longo do caminho os participantes vão identificar, provar, capturar algas e aprender a aplicá-las no dia a dia, de forma fácil e saborosa. A experiência custa 20€ e os últimos lugares podem ser reservados através do e-mail oficial.

No sábado, a praia assume-se como sala de refeições: ao almoço, já esgotado, os chefs Hugo Portela (Cibû), Tânia Durão (Barro), Aurora Goy (Apego) e João Magalhães Correia (Trickys/Bar Alimentar) cozinham na Praia de Angeiras, numa estrutura idealizada pelo arquiteto Pedro Jervell (Gorvell) e onde exploram o cruzamento entre técnicas tradicionais e contemporâneas e o produto local; ao jantar, o barco do Out of the Blue atraca na Casa de Chá da Boa Nova, restaurante projetado por Álvaro Siza, com duas estrelas Michelin. Rui Paula e Catarina Correia recebem o chef lago Pazos, do Abastos 2.0, em Santiago de Compostela, para um jantar de celebração da gastronomia atlântica. Está marcado para as 20.00 e as reservas devem ser feitas através do email boanova@ruipaula.com ou do telefone +351 932 499 444.

Depois das férias, de 11 a 13 de setembro, a maré volta a subir e o Out of the Blue regressa, oficialmente para a 2ª edição, onde vai explorar o futuro dos Oceanos com um programa mais extenso e atividades para todos os gostos e idades, como exposições, debates e experiências gastronómicas pela cidade.

 






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...