EMAC instala 83 contentores subterrâneos em Carcavelos
A Empresa Municipal de Ambiente de Cascais (EMAC) encontra-se a instalar 83 ilhas ecológicas na freguesia de Carcavelos, um processo que deverá estar concluído no final de Março. Os contentores subterrâneos virão substituir 62 contentores e 12 ecopontos, que serão retirados da via pública.
Depois da colocação de 135 novos equipamentos na freguesia de São Domingos de Rana, recentemente concluída, a Câmara Municipal de Cascais pretende, desta feita, aumentar a capacidade de deposição de resíduos indiferenciados em 142,5% e de recicláveis em 243% em Carcavelos, designadamente na Quinta da Alagoa, com a instalação de 46 ilhas ecológicas em 13 locais, na Quinta do Barão, com 30 ilhas em sete locais, e Junqueiro, com sete contentores subterrâneos em dois locais.
Depois da conclusão deste projecto, terão sido instalados 698 contentores subterrâneos nas seis freguesias do concelho (164 para papel/cartão, 164 para plástico, 164 para vidro e 206 para resíduos indiferenciados), e retirados da via pública cerca de 500 contentores de lixo e de 420 ecopontos, beneficiando a circulação de peões nas áreas actualmente ocupadas.
O projecto significou um investimento de quatro milhões de euros por parte da autarquia, sendo que 675 mil euros são co-financiados pelo Programa Operacional da Região de Lisboa (POR Lisboa), no que se refere à recolha de resíduos recicláveis.