Embaixadora para as alterações climáticas da Austrália reforça cooperação em Díli

A embaixadora australiana para as alterações climáticas, Kristin Tilley, afirmou hoje que a Austrália quer reforçar o financiamento para apoiar os países do sudeste asiático a terem mais resiliência ao impacto das mudanças no clima.
“Existem duas formas principais através das quais estamos a procurar apoiar Timor-Leste e outros países da região. Em primeiro lugar, estamos a aumentar o nosso financiamento climático para vos apoiar na construção de uma maior resiliência face aos impactos das alterações climáticas”, disse Kristin Tilley.
A embaixadora, que realizou entre domingo e hoje uma visita a Timor-Leste, falava após um encontro com o Presidente timorense, José Ramos-Horta.
“Em segundo lugar, a Austrália está a candidatar-se para acolher a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP 31) no próximo ano, com o objetivo de chamar a atenção do mundo para os desafios e oportunidades climáticos significativos que existem nesta parte do mundo”, salientou Kristin Tilley.
A Austrália e a Turquia estão a disputar a realização da COP 31, que junta anualmente os países para discutir e negociar ações sobre as alterações climáticas.
A COP 30 vai realizar-se no Brasil, cimeira em que será decidido o local da reunião de 2026.
Durante a sua estada em Timor-Leste, a embaixadora australiana para as alterações climáticas teve encontros com membros do Governo timorense para discutir oportunidades de cooperação no combate às alterações climáticas e visitou vários projetos de conservação e resiliência comunitária apoiados pela Austrália.
“A Austrália orgulha-se de ser um parceiro fundamental no desenvolvimento de Timor-Leste. Partilhamos um compromisso mútuo com a construção de um Timor-Leste próspero e dinâmico, incluindo no modo como trabalhamos em conjunto para enfrentar as alterações climáticas”, acrescentou a embaixadora, citada num comunicado divulgado à imprensa.