Emissões de dióxido de carbono da aviação mundial crescem 1% em 2023 devido à guerra na Ucrânia



De acordo com um novo estudo, as emissões de dióxido de carbono da aviação mundial aumentaram 1% em 2023 porque os aviões tiveram de percorrer rotas mais longas para evitar o espaço aéreo russo.

Depois de a Rússia ter invadido a Ucrânia em fevereiro de 2022, as companhias aéreas ocidentais foram proibidas de sobrevoar a Rússia. Isto obrigou-as a fazer rotas muito mais longas entre a Europa ou a América do Norte e a Ásia Oriental, gastando mais combustível no processo.

Publicado na revista Communications Earth & Environment, o estudo concluiu que os desvios causados pela guerra na Ucrânia levaram a que os aviões utilizassem, em média, mais 13% de combustível em comparação com as suas rotas originais. O impacto foi ainda maior nos voos entre a Europa e a Ásia, que registaram um aumento de 14,8% no consumo de combustível. Os voos entre a América do Norte e a Ásia registaram um aumento menor, mas ainda assim significativo, de 9,8%.

O Professor Nicolas Bellouin, atualmente destacado para o Institut Pierre-Simon Laplace (Universidade de Sorbonne/École Polytechnique/UVSQ) e coautor da investigação da Universidade de Reading, explica que, “após a invasão da Ucrânia, registou-se uma queda nos voos entre os países ocidentais e a Ásia Oriental, uma vez que as companhias aéreas ajustaram as suas rotas. Com o passar do tempo, os voos foram retomados, mas tiveram de fazer desvios significativos, quer voando para sul da Rússia quer sobre o Ártico”.

“Os voos afetados representam cerca de 1100 voos por dia, mas a distância adicional que têm de percorrer tem um impacto notável na pegada de carbono global da aviação. Estes desvios acrescentaram 8,2 milhões de toneladas de CO2 às emissões globais da aviação em 2023”, adianta.

A equipa de investigação utilizou dados de localização de voos e modelos informáticos sofisticados para calcular a quantidade de combustível adicional que os aviões utilizam nas suas novas rotas. A sua análise teve em conta fatores como os padrões de vento, que podem afetar significativamente o consumo de combustível.

As restrições do espaço aéreo sobre a Líbia, a Síria e o Iémen também foram consideradas pela equipa de investigação. Os conflitos em cada país afetam entre 60 e 100 voos por dia. Os aviões que evitaram o espaço aéreo da Líbia consumiram, em média, mais 2,7% de combustível, enquanto os que evitaram a Síria registaram um aumento de 2,9%. Os desvios em torno do Iémen tiveram um impacto ligeiramente maior, com os aviões a gastarem mais 4,3% de combustível.

No entanto, como estas restrições afetam relativamente poucos voos e exigem desvios mais curtos, o seu impacto nas emissões globais da aviação foi inferior a 0,2%.





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