Empresa tecnológica transforma ar em água potável na Faixa de Gaza

De forma a ajudar os residentes de Gaza, uma empresa israelita chamadas Watergen começou a produzir água potável retirando-a do ar.

Esta solução produz cerca de 6.000 litros de água potável por dia e envolve geradores de água que funcionam como desumificadores. A quantidade de água produzida depende sempre da humidade do ar, mas a produção de água é contínua.

Os dispositivos utilizam energia solar, transformando a humidade em água através da condensação e posteriormente efetuam a filtração, ficando este recurso, escasso na região, instantaneamente potável.

Com conflitos constantes e muitas comunidades rurais remotas a zona de Gaza há muitos anos que não tem água potável suficiente para a população. Os cortes constantes de energia têm aumentado a contaminação da água, sendo que a água tem de ser dessalinizada depois de retirada do solo por empresas locais. Infelizmente, muitas pessoas não têm dinheiro para adquirir água potável, a somar a este facto, a UNICEF estima que dois terços dessa água já estão contaminados no momento em que é entregue.

A Watergen demorou um ano para receber permissão para entregar três máquinas em Gaza em 2020. Estas três máquinas conseguem produzir cerca de 18.000 litros por dia. Os geradores foram instalados em hospitais e espaços públicos para pessoas carentes nos territórios palestinos e são operados pelo grupo da sociedade civil Damour.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...