Empresas de papel e embalagens recorrem à IA para gerir excesso de capacidade, transformar manutenção e alcançar excelência comercial

A Bain & Company divulgou um novo estudo que revela como é que as empresas de papel e embalagens estão a atuar num contexto operacional desafiante, marcado por excesso de capacidade estrutural, custos de insumo voláteis e procura aquém das expectativas em vários setores.

Green Savers Redação

A Bain & Company divulgou um novo estudo que revela como é que as empresas de papel e embalagens estão a atuar num contexto operacional desafiante, marcado por excesso de capacidade estrutural, custos de insumo voláteis e procura aquém das expectativas em vários setores, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte,  a Paper & Packaging Report da Bain identifica três fatores-chave que moldam o desempenho industrial: foco nas decisões sobre capacidade, rápida adoção de IA que resulte em ganhos de eficiência e eficácia e execução comercial mais forte para proteger as margens.

O excesso de capacidade continua a ser um desafio crónico para os produtores industriais. Os executivos tendem a investir em excesso, assumindo um crescimento futuro que não se concretiza, e muitos subestimam o custo a longo prazo do contínuo excesso de oferta.

A análise da Bain revela que a maioria das empresas pretende aumentar os seus lucros a uma taxa quatro vezes superior à do mercado, mas apenas 7% atingem esse objetivo, o que evidencia o impacto que o excesso de capacidade pode ter nas margens. O estudo observa que este é um problema estrutural, não temporário.

“O setor está a operar num ambiente estruturalmente com excesso de oferta e as empresas que se baseiam em suposições de procura do passado continuarão a enfrentar pressões”, afirmou Álvaro Pires, sócio da Bain & Company. “Os líderes estão a adotar uma visão mais rigorosa em relação à posição de custos, escolhas de portfólio e decisões de capacidade para se manterem competitivos num mercado que provavelmente não se reequilibrará rapidamente.”

Para lidar com o excesso de capacidade, as principais empresas direcionam mais volume para os clientes, produtos e regiões mais rentáveis e tendem a olhar para as fusões e aquisições como uma opção para expandir a cobertura da rede e melhorar a eficiência da sua base de ativos.

À medida que as empresas procuram eficiência num contexto de restrições de capital, a manutenção através de IA surge como uma poderosa alavanca operacional. A Bain constata que a IA torna a manutenção preditiva e prescritiva, reduzindo falhas, tempo de inatividade e custos de mão de obra. Aumentar o tempo de utilização das ferramentas em 15% e reduzir o custo de manutenção por tonelada em 17-23% estão entre as oportunidades mais significativas apontadas pelos inquiridos.

O estudo descreve três pilares da manutenção inteligente – estratégia de ativos, produtividade no trabalho e otimização de peças de reposição –, juntamente com uma jornada de transformação dividida em quatro etapas: diagnóstico, desenvolvimento, aceleração e escala.

A otimização de peças de reposição, por si só, pode reduzir as necessidades de inventário em 20% a 40%, libertando capital de giro. Em ambientes de produção com uso intensivo de capital, esses ganhos também influenciam o custo por tonelada.

O relatório também destaca a crescente importância da disciplina comercial na proteção da rentabilidade. Muitas empresas ainda não têm uma compreensão clara de quais clientes, SKUs ou canais geram realmente lucro. O estudo explica que a excelência comercial pode contribuir para um crescimento de 2 a 3 vezes maior, permitindo que as empresas repensem a estrutura de preços, eliminem descontos injustificados, tornem as renovações de contratos mais rigorosas e concentrem os esforços comerciais nas fontes de lucro mais atrativas.

O 2026 Paper & Packaging Report também inclui capítulos que exploram temas como expectativas de sustentabilidade, tendências de consolidação e reformulações das cadeias de abastecimento.

 

 

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.