“Uma visão inspiradora para uma economia sustentável na Europa: assumir as metas de desenvolvimento sustentável” é o nome de uma publicação que está a ser entregue aos principais decisores políticos e entidades públicas de 19 países da União Europeia, incluindo Portugal. O objectivo é incentivar esses governos e instituições a participarem activamente na implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A publicação foi inclusivamente coordenada pelo BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável – que agrega empresas que se comprometem activamente com a sustentabilidade. O BCSD conta actualmente com mais de 85 empresas que dão emprego direto a mais de 270 mil pessoas. O volume de vendas dos associados não financeiros representa 38% do PIB nacional, valor que se traduz em mais de 65 mil milhões de euros de volume de negócios. O mesmo documento recomenda também que o novo modelo de crescimento, assente nos ODS, implique o reconhecimento por parte dos decisores públicos de que o setor privado é um parceiro fundamental nesta mudança.

Para evidenciar este compromisso, a publicação conta já com mais de 70 exemplos de projectos empresariais que estão a contribuir para alcançar as metas dos ODS, entre as quais se contam CTT – Correios de Portugal, EDP – Energias de Portugal, Fidelidade, Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, Nestlé Portugal, PT Portugal, Sonae MC e The Navigator Company.

Foto Creative Commons

Deixar uma resposta