Empresas procuram cada vez mais profissionais na área da sustentabilidade



As empresas procuram cada vez mais profissionais na área da sustentabilidade. Num espaço de um ano, entre março de 2021 e 2022, observa-se um aumento das ofertas de emprego que vai desde as 964 às 1449 vagas. Os dados são apresentados pela GlobalData, através do Job Analytics Database.

De acordo com a análise, cerca de 300 empresas publicaram ofertas de emprego relacionadas com os temas ESG (Ambiente, Social e Governança), sustentabilidade, neutralidade carbónica, riscos climáticos e energias renováveis. É possível ainda observar que existem mais de 1300 vagas abertas para estes efeitos.

Como explica Sherla Sriprada, analista da GlobalData,“as empresas estão a desenvolver  iniciativas de sustentabilidade e a incorporar medidas de risco climático e de pegada de carbono. Para isso, as empresas estão a promover a igualdade de oportunidades, a contratação diversificada e a inclusão.”

Alguns dos exemplos da GlobalData passam pelo banco britânico Standard Chartered, que anunciou a abertura da função de ‘Diretor Executivo de gestão de portfólio líquido zero e de assessoria de risco climático’, que envolve a implementação de uma abordagem que promova a transição de oportunidades financeiras para apoiar um roteiro líquido zero, além de estar envolvido na gestão de riscos ambientais e sociais.

No setor de tecnologia, também foram publicadas vagas relacionadas com a meta de zero carbono líquido durante o primeiro trimestre de 2022, com o objetivo das empresas corresponderem à procura dos requisitos de sustentabilidade da cadeia de logística. Exemplo disso é a procura da Alphabet por um “Diretor Sénior, Sustentabilidade da Cadeia de logística, Carbono Líquido Zero”, que será responsável pelos parceiros da cadeia de logística da Google alcançarem uma pegada líquida de carbono zero.

As empresas de energia estão também a concentrar-se nas energias renováveis. A Schneider Electric SE, por exemplo, pretende contratar um ‘Diretor Sénior de Serviços Globais de Consultoria em Energia Renovável e Carbono’ para coordenar equipas na Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia-Pacífico.



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.