Empresas verdes, novo marco para a Kone Itália e Ibérica: mais de 1000 elevadores neutros em carbono em Itália
Inovação e sustentabilidade: dois conceitos aparentemente distantes que na realidade no presente têm muitos pontos de contato e no futuro cada vez mais. De acordo com uma série de pesquisas realizadas pela Espresso Communication nos principais jornais internacionais do setor, as empresas globais estão bem cientes desses dois princípios e estão atentas ao planeta que habitamos. Entre essas realidades destaca-se a KONE, empresa multinacional líder no setor de elevadores e escadas rolantes, que torna a inovação e a sustentabilidade dois pilares da sua missão e operações diárias.
Recentemente, a KONE alcançou um marco importante na linha de frente da Itália e Ibérica: na Itália, a organização ultrapassou 1000 elevadores neutros em carbono. A KONE garante a neutralidade de carbono dos sistemas MonoSpace DX, desde a produção até a entrega aos clientes, através de produtos, soluções e iniciativas que visam reduzir as emissões de gases de efeito estufa e compensar aqueles que não podem ser evitados. Alguns exemplos: projetar os melhores elevadores do ponto de vista da classificação energética, colaborar com parceiros também envolvidos na limitação da peugada de carbono; usar eletricidade 100% renovável em todas as unidades de produção; otimizar os processos logísticos. Além disso, para garantir a máxima funcionalidade e longevidade deste tipo de elevadores, a manutenção também deve ser inteligente. É por isso que a KONE oferece manutenção preditiva baseada em IA, otimizando visitas de técnicos, planeando reparações e realizando atualizações automáticas remotamente.
Em ordem temporal este é o último reconhecimento orientado a verde obtido pela empresa. “O alcance desse resultado destaca não apenas a nossa ambição, mas também a confirmação de que tomamos a direção certa para enfrentar nosso trabalho – diz Giovanni Lorino, CEO da KONE Itália e Ibérica – Mas não podemos parar por aqui. O próximo objetivo é obviamente aumentar este número em Itália e, ao mesmo tempo, trazer os mesmos números noutros países da divisão ibérica, nomeadamente Espanha, Portugal e Andorra“.
Expandindo ainda mais o alcance da ação, o marco de 1000 elevações neutras em carbono surge dentro de um cenário global em que o mercado de neutralidade de carbono está a crescer. A este respeito, depois de se aproximar de 10 bilhões de euros em receita em 2022, de acordo com uma pesquisa recente da Insight Ace Analytic, atingirá 19 bilhões nos próximos 7 anos, com um crescimento médio anual de 8%. “Quero esclarecer que nada teria sido possível sem os contínuos investimentos em pesquisa e inovação – acrescenta Giovanni Lorino – Como empresa líder no nosso setor, somos constantemente chamados a evoluir e abraçar as melhores tecnologias emergentes. Num futuro em que o ambiente e o progresso devem andar de mãos dadas, só pode haver espaço para a última geração de elevadores – conclui Giovanni Lorino – porque estes, como fatores determinantes, vão empurrar as cidades e, consequentemente, países inteiros para crescer, abrindo assim as portas para um amanhã sustentável e, ao mesmo tempo, futurista”.