Energia solar pode ser capaz de fornecer toda a electricidade necessária no mundo



Um novo estudo descobriu que a energia solar pode fornecer toda a energia necessária em muitas partes do mundo. Em sete estudos de caso realizados, menos de 1% da massa total do terreno seria necessária para criar 100% da electricidade que se prevê ser precisa em 2050.

Os investigadores debruçaram-se sobre as realidades da Indonésia, Madagáscar, México, Marrocos, África do Sul, Turquia e do estado indiano de Madhya Pradesh. Todos estes países têm uma coisa em comum: recebem sol abundantemente.

Existindo a luz solar, faltam apenas políticas governamentais favoráveis às energias renováveis e optimismo acerca destas questões por parte das regiões envolvidas, adianta o Inhabitat.

Este relatório reconhece que é improvável que toda a electricidade em qualquer um destes países seja gerada a partir de energia solar até 2050, mas garante que um cenário a 100% seria possível com o mínimo de perturbação do meio ambiente. Segundo o estudo, a produção de energia solar não tem de estar em desacordo com a conservação ambiental.

O caminho mais viável apontado seria o de fornecer cerca de 30% da produção mundial de electricidade a partir de energia solar até 2050.

Em 2010, 16,7% do consumo global de energia foi produzido por fontes renováveis, mas as contas de energia solar foram apenas 0,1% da produção de electricidade total mundial.

Este novo estudo é da World Wildlife Fund (WWF), juntamente com a First Solar, a 3TIER e a Fresh Generation.

Foto sob licença Creative Commons






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...