Entrevista a Maria José Simões, gestora da marca PONTO: “O desperdício alimentar é para nós uma grande preocupação”



A gestora falou com a Green Savers para nos explicar o caminho rumo à sustentabilidade que o PONTO está a fazer, assim como o impacto que o prémio “Escolha Sustentável” teve no negócio.

O PONTO. é uma marca de restauração corporativa criada pela Trivalor, uma holding de capital 100% nacional, especializada no segmento Business & Facility Services, orientada para servir bem-estar e criar valor para o futuro das empresas. Esta nova marca representa o seu posicionamento estratégico no mercado da alimentação nacional e o compromisso com as políticas de alimentação equilibrada, sustentabilidade e relação com os seus clientes.

São adaptáveis a qualquer tipo de espaço de alimentação e criam locais que promovem uma excelente experiência ao consumidor, com simplicidade e autenticidade. A este princípio, associam um leque alargado de oferta alimentar, em que tudo é pensado ao pormenor e a palavra sustentabilidade é levada a sério.

Contam com uma equipa de chefs e nutricionistas que desenvolvem soluções inovadoras de pratos com uma oferta diversificada e abrangente de refeições que englobam sopas, comida tradicional, grelhados feitos ao momento, show-cooking de massas, buffets de saladas, pizzas e vegetariano.

 

Quais os eixos fulcrais da vossa estratégia ESG?

A abordagem estratégica sobre os temas ESG tem como objetivo promover a consciência para a sustentabilidade e apoiar os compromissos para o desenvolvimento de uma sociedade comprometida com as gerações futuras, ambientalmente responsável, economicamente viável e socialmente justa. Tem como base a definição de objetivos distribuídos pelas três dimensões do ESG, os quais são ativados por via de um plano de ações dinâmico, diversificado e de melhoria contínua. No que diz respeito à dimensão ambiental, fomentamos

a Economia Circular, contribuindo para a descarbonização da economia, por via da utilização racional dos recursos naturais e a prevenção da poluição. No campo social garantimos um ambiente de trabalho seguro, saudável e inclusivo, de respeito pela individualidade e pelas diferenças de todas e de cada uma das nossas pessoas. Relativamente à terceira dimensão, mas não menos importante, pretendemos crescer de forma sólida e sustentada contribuindo para a prevenção da corrupção sob qualquer uma das suas formas, por via de relações de confiança e excelência com os nossos stakeholders, criando valor partilhado.

 

Fale-nos um pouco das ações que têm desenvolvido, no âmbito da sustentabilidade e da responsabilidade social.

Em termos de ações desenvolvidas, temos implementado diversas iniciativas voltadas para a sustentabilidade e responsabilidade social, abrangendo as três dimensões acima referidas. Consideramos que este caminho não se faz de forma isolada, pelo que temos vindo a estabelecer parcerias nas diferentes áreas, com as quais assumimos igualmente compromissos, como por exemplo, por via da Carta de Princípios do BCSD, do Act4Nature, do Pacto Português para os Plásticos, do GRACE, da APPDI, da EPIS e do Food Service Europe.

No nosso plano de ações temos diversos programas/ iniciativas das quais destacamos: o Projeto TriFootFood que consiste no cálculo das emissões de CO2eq das refeições servidas, bem como sensibilização dos nossos consumidores para um consumo mais responsável; Programas e campanhas de reciclagem de diferentes resíduos em prol do sector social. O desperdício alimentar é para nós uma grande preocupação pelo que o monitorizamos com vista à sua redução e promovemos o uso integral dos alimentos sempre que possível. Apostamos na sensibilização dos nossos stakeholders, não só interna, mas também externamente, através de várias iniciativas como, por exemplo, a Semana Europeia para a Prevenção de Resíduos e o Dia Trivalor para a Biodiversidade. Calculamos as nossas emissões, promovendo diversas ações para redução das mesmas, que passam pela integração de veículos elétricos e plug-in na frota automóvel, bem como a aquisição de energia renovável e produção de energia fotovoltaica. As nossas pessoas são o nosso maior ativo, por isso, promovemos a sua formação em diferentes áreas e desafiamos quem não teve oportunidade de concluir os seus estudos a fazê-lo por via da integração no processo de RVCC (Reconhecimento, validação e certificação de competências). Estabelecemos diferentes parcerias para a promoção da inclusão e integração de pessoas com incapacidade nas nossas equipas. O voluntariado é para nós uma forma de contato com a comunidade local, permitindo fazer a diferença com a participação ativa dos nossos colaboradores. As ações são diversas e vão desde o apoio a população socialmente vulnerável, a limpeza de praias, a contar histórias a crianças, entre outras.

 

Foram recentemente distinguidos como “Escolha Sustentável”. De que forma veem este prémio e como pode impactar a vossa jornada futura?

Receber o reconhecimento de “Escolha Sustentável” é uma honra para nós, pois valida o nosso compromisso com a sustentabilidade e responsabilidade social. Vemos este prémio como um estímulo e uma exigência para continuarmos a nossa jornada rumo à excelência em práticas sustentáveis. Impacta positivamente os nossos objetivos e estratégia, ao fortalecer a nossa reputação e credibilidade perante os stakeholders e ao motivar-nos a inovar e aprimorar continuamente as nossas iniciativas, para sermos cada vez melhores nas três dimensões.

 

Considera que as empresas do seu setor estão no caminho certo rumo à sustentabilidade? Não só ambiental, mas também financeira e social.

No que diz respeito ao setor em que atuamos, reconhecemos que há progressos a ser feitos em direção à sustentabilidade, tanto ambiental, financeira quanto social. No entanto, ainda há desafios a superar e melhorias a serem implementadas. É fundamental que as empresas do setor continuem a colaborar, partilhar as melhores práticas e aprimorar os seus esforços para alcançar um impacto positivo mais significativo no ambiente, na comunidade e na sua cadeia de valor. Todos nós – individual e coletivamente – beneficiaremos desta maturidade e do cumprimento destas metas.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...