Escola japonesa protege árvore com meio século



A árvore, com cerca de 50 anos, é, ela própria, uma sobrevivente. Depois de, milagrosamente, não ter sido arrancada durante um furacão e de quase ter secado devido às consequências da catástrofe, conseguiu recuperar sozinha e tornar-se um dos locais favoritos para as brincadeiras das crianças. Tendo isto em conta, os arquitectos Yui e Takaharu Tekuza decidiram construir um edifício à volta dela, literalmente, que complementasse uma escola já ali existente. Assim, a estrutura alberga as aulas de inglês e, simultaneamente, é o local onde as crianças aguardam o autocarro que as transporta de regresso a casa.

O edifício “Ring Around a Tree” (“Anel em Volta de uma Árvore”, em tradução livre) tem uma forma circular e uma estrutura feita de vidro e madeira, sendo metade aberto e metade fechado, explica o portal Domus. Assim, é criado um jardim interior, onde a árvore é protagonista e continua a fazer parte das brincadeiras dos mais novos, até porque, agora, está equipada com cordas e outros acessórios que fazem a delícia dos alunos durante os intervalos ou no fim das aulas.

Na realidade, o prédio tem apenas dois andares, cada um deles com uma sala de aula, livre das tradicionais secretárias e cadeiras, com o objectivo de não limitar a aprendizagem por elementos que, de alguma forma, possam ser constrangedores. Para os alunos, há quatro andares adicionais, com apenas um metro de altura, para que possam brincar, explorar e rastejar, até porque o chão está protegido com um material especial e macio, para protegê-los de acidentes.

A construção cilíndrica tem salas de aulas e áreas de espera, com bancos, separadas da árvore apenas por grandes janelas de vidro. Assim, o ambiente torna-se mais tranquilo e faz com que as crianças se sintam ligadas ao exterior, enquanto estudam no interior. O edílico “Ring Around a Tree” foi concebido para inspirar a imaginação das pequenas mentes, enquanto oferece um lugar para estudar e brincar.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...