Espaço Guimarães lança concurso para ilustrar tela ecológica no centro da cidade
O Espaço Guimarães, gerido pela Klépierre, acaba de anunciar o lançamento do Concurso “Respira Arte”. O desafio consiste no desenvolvimento e criação de uma obra de arte original que aborde a temática da sustentabilidade e representa um claro apoio à candidatura da cidade de Guimarães a Capital Verde Europeia 2026, pelo facto de se tratar de um outdoor ecológico, dadas as características tecnológicas do material da tela, que purifica o ar do Centro da Cidade, tal qual o fariam cerca de 100 árvores, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, o concurso conta com o apoio do Laboratório da Paisagem e do Município de Guimarães e está aberto a todos os artistas a nível nacional, sejam amadores ou profissionais, até ao dia 15 de março, sendo o vencedor anunciado no dia 31 do mesmo mês.
Além de contemplar atribuição de um prémio monetário de 1000 euros, o vencedor poderá ver a sua arte exposta numa tela gigante de 85 m2, amiga do ambiente, situada num dos locais mais movimentados da cidade, a Avenida Conde Margaride em Guimarães, onde irá permanecer 12 meses para ser contemplado por todos.
Cátia Lima, responsável de marketing do Espaço Guimarães, refere a propósito do Concurso “Respira Arte” que “a iniciativa, além de envolver o mundo cultural e artístico, tem uma componente ecológica da qual nos orgulhamos e que está totalmente alinhada com a política de sustentabilidade da Klépierre e do nosso projeto Act4Good. O nosso objetivo é, não só, melhorar a qualidade do ar para todos os vimaranenses que passam por aquela zona da cidade todos os dias e apoiar a candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2026, mas também, naturalmente, torná-la ainda mais bonita e por isso desafiamos os nossos artistas, sejam amadores ou profissionais a participar”.
Após o ciclo de vida de 12 meses da tela, a mesma será doada a uma instituição de solidariedade social, para reutilização.
O regulamento do concurso pode ser consultado aqui.
A Klépierre foi nomeada a melhor proprietária de centros comerciais do mundo pelo seu desempenho não financeiro pela GRESB, a referência de sustentabilidade para o setor imobiliário, e integra a “Lista A” do CDP de líderes globais na luta contra as alterações climática, graças aos resultados alcançados no âmbito da sua estratégia de Responsabilidade Social Corporativa, denominada de Act4Good® que tem, entre outros objetivos, alcançar a neutralidade carbónica nos seus centros comerciais até 2030.
Em Portugal, “fruto desta exigente ambição e da implementação de políticas de sustentabilidade, a Klépierre viu também o seu empenho reconhecido com o selo Carbon Free para os seus escritórios e para os centros comerciais que a empresa gere em Portugal”.