Espinho: quatro padarias oferecem 10% de desconto a quem trouxer um saco de pano
A padaria Aipal, no centro de Espinho, é uma das quatro da localidade que oferece 10% de desconto a quem trouxer um saco de pano de casa para levar o pão. O projecto chama-se A Saca do Pão d’Avó, foi desenvolvido pela Biblioteca Municipal José Marmelo da Silva e trata-se da única ideia portuguesa premiada na quinta edição da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.
A esta iniciativa, que conta com o alto patrocínio do Comissariado Europeu para o Ambiente, candidataram-se 12.882 projectos de 23 países, que foram reduzidos a 85 semifinalistas. Segundo o Público, foi a maior participação de sempre. Mas apenas a saca de pano teve direito a prémio.
A ideia tem a simpatia de muitos clientes da padaria Aipal. “O desconto não é o mais importante. Sou contra a poluição, gastam-se tantos sacos inutilmente, há tanto lixo, não se sabe o que fazer com ele e isso tem custos”, explicou Carlos Fonseca, citado pelo Público.
Recorde também o saco pa-pão, desenvolvido por um empreendedor português (na foto).
“Antes de haver supermercados e hipermercados não havia a décima parte da poluição. Hoje em dia é quase tudo embalado e as embalagens vão morrer no lixo”, continuou.
Muitos dos apoiantes da ideia vêm nela, inclusive, um regresso ao passado: “Faz-me lembrar a minha meninice, quando a minha mãe mandava-me à padaria comprar pão para a semana inteira”, explica Gaspar Cadete.
A ideia foi desenvolvida por Andrea Magalhães e Sandra Vieira, que bateram à porta de todas as padarias de Espinho para a concretizar. Explicaram o projecto e conseguiram a participação de quatro padarias- Aipal, Pão Pepim, Pão Quente Athena e La Traviata. E apesar da semana dos resíduos já ter terminado, conta o Público, as sacas de pano continuam a circular pelo concelho.