Está a decorrer a campanha de investigação MarBIS2020

Está a decorrer até ao próximo dia 23 de setembro a campanha de investigação MarBIS2020, chefiada pelo Investigador Jorge Lobo Arteaga.

No âmbito do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a investigação realiza-se a bordo do Navio de Investigação NI Diplodus, “elemento essencial para a investigação costeira, em particular dedicada à pequena pesca e à geologia marinha”. “Serão realizadas sondagens com recurso a multifeixe (batimetria e backscatter) e recolhidas amostras de sedimento usando uma draga Smith McIntyre. ”

“A campanha tem como objetivo a avaliação das comunidades de macrofauna bentónica do Parque Marinho Professor Luiz Saldanha e áreas adjacentes, de forma a caracterizar a sua biodiversidade e avaliar o estado ambiental como contribuição para o 2º ciclo de aplicação da Diretiva Quadro Estratégia Marinha (2018-2024) e para a Estratégia de Biodiversidade da União Europeia para 2030”, avança o Instituto.

O Parque Marinho situa-se ao longo da zona costeira da Península de Setúbal, entre a Serra da Arrábida e o Cabo Espichel, e recebeu esta designação em 1998. Detém uma grande variedade de fauna e flora, abrigando mais de 1400 espécies, segundo o ICNF, pelo que a sua proteção e conservação são essenciais.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...