Está a decorrer o primeiro Censo Nacional de Águia-caçadeira
Está a decorrer, em território nacional, o 1.º Censo Nacional de Águia-caçadeira. Com extensão prevista até 2023, esta iniciativa resulta do projeto conjunto “Searas com Biodiversidade – Salvemos a Águia-caçadeira”, fundado a 17 de maio, que reúne a ANPOC – Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais, o CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto, o CPC – Clube de Produtores do Continente e a Palombar -Conservação da Natureza e do Património Rural.
Esta campanha pretende conhecer a população reprodutora da espécie Circus pygargus em Portugal, com o objetivo de proteger as zonas de nidificação e alimentação. Os dados recolhidos servirão de base para desenvolver medidas e planos de gestão do território que envolvam as comunidades locais, bem como para monitorizar a sua população, de forma a quantificar os seus reais efetivos, identificar os locais onde nidificam e a evolução das populações nos próximos anos.
Até ao momento, a Palombar, que ficou encarregue deste propósito no Norte, já realizou quatro ações de formação no Parque Natural do Alvão, no Parque Natural do Douro Internacional, no Parque Natural de Montesinho e no Parque Nacional da Peneda-Gerês. As formações foram direcionadas para vigilantes da natureza do Departamento Regional da Conservação da Natureza e das Florestas do Norte do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (DRCNF/ICNF). A zona Sul do país será coordenada pelo DRCNF/ICNF do Alentejo.
A águia-caçadeira é uma das espécies mais ameaçadas da fauna terrestre em Portugal, encontrando-se categorizada como “em perigo” de extinção no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal. Segundo a Palombar, é conhecida por ser “uma das aves estepárias com maior dependência das searas por constituir o seu habitat preferencial de nidificação e de alimentação”. As principais ameaças desta ave de rapina são a perda de habitat – neste caso, dos campos de cultivo de cereais – e o corte precoce das culturas de feno em plena época reprodutora.