Esta árvore australiana venenosa tem uma picada igual à de uma aranha

A Dendrocnide excelsa, também conhecida por Urtiga Australiana, é uma árvore venenosa natural das florestas tropicais de Queensland.

Um novo estudo publicado na revista Science Advances, revela que as toxinas produzidas pela árvore levam a que uma picada seja semelhante à de uma aranha, com uma queimadura inicial e uma dor que perdura por horas e pode permanecer até semanas.

A equipa da Universidade de Queensland descobriu que a estrutura molecular do veneno é semelhante a um nó, fazendo com que a toxina atinja repetidamente os recetores de dor na vítima, avança a BBC. Chamaram assim este tipo de neurotoxina de “gympietides”, pelo facto deste ser vivo também ser chamado de Gympie-gympie.

A árvore pode chegar aos 35 metros de altura, e é através dos pêlos que estão nas folhas que é feita a picada. Irina Vetter, do Instituto de Biociência Molecular da Universidade de Queensland, explicou à CNN que “parecem cabelos finos, mas na verdade agem como agulhas hipodérmicas que injetam toxinas quando entram em contacto com a pele”.

O principal objetivo é compreender como funciona a tóxina da árvore, a fim de descobrir como tratar as suas picadas.

As picadas na pele de um ser humano. Ft: Science / Universidade de Queensland
As folhas da Dendrocnide excelsa. Ft: Wikiwand
Notícias relacionadas
Comentários
Loading...