Está de dieta? Talvez seja melhor deixar estes alimentos fora da sua despensa

Alguns alimentos parecem “leves e saudáveis”, mas podem ser inimigos da sua dieta, segundo o site brasileiro M de Mulher. Alguns são óbvios, caso dos sumos refrigerantes, outros escondem os seus perigos de forma menos óbvia. Descubra quais são eles.

1.Refrigerantes – Os refrigerantes são ricos em conservantes, sódio, corantes e possuem poucos nutrientes. Atenção aos sumos que dizem no rótulo “feitos com fruta natural”. Um estudo do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) analisou mais de 30 marcas e verificou que, pelo menos, dez não tinham a quantidade de fruta exigida por lei. Há diferença entre sumo e néctar: sumo só pode conter fruta, água e a percentagem de açúcar definida para o tipo de fruta. Néctar pode conter corantes, mais água e mais açúcar.

2.Barras de cereais– Apesar da boa fama, muitas não são assim tão inocentes como se julga, já que não fornecem a fibra que indicam e as que têm cobertura de chocolate ou mel são recheadas de hidratos de carbono e gordura, o que pode adicionar calorias desnecessárias à sua dieta. Além disso, é comum sentirmos fome pouco tempo depois de comer uma barra. Por isso, o melhor evitar

3.Queijo– Os queijos são ricos em diversos nutrientes interessantes para a saúde. São óptimas fontes e cálcio, importante para a manutenção de ossos e dentes, proteínas, necessárias para o desenvolvimento do organismo, e em vitaminas A – importante para a visão, e B12, imprescindível para a função neurológica normal. Contudo, alguns tipos de queijos possuem altas concentrações de gorduras saturadas, cujo excesso pode levar ao aumento do peso e a doenças cardiovasculares, o a longo prazo pode comprometer o coração, os rins e o cérebro.

4.Peito de peru– É preciso lembrar que o peito de peru é uma carne processada e tem muito sódio e conservantes na sua composição. Quando se torna enchido também recebe adição de gordura, conservantes e corantes.

5.Bolachas de água e sal– Aparentemente inofensiva, a receita da clássica bolacha de água e sal conta com uma concentração elevada de hidratos de carbono e, ainda, gorduras trans. Antes de comprar, leia atentamente o seu rótulo.

Foto: via Creative Commons 

Deixar uma resposta

Patrocinadores