Esta estância gera energia hidrocinética para 1.000 casas
Localizado no noroeste da Escócia, o Tidal Pool Resort é um projeto do Margot Krasojević Architects que mistura o turismo costeiro com a produção de energia renovável. O espaço funciona como uma central elétrica que utiliza múltiplas formas de fontes de energia renováveis para produzir eletricidade para o continente escocês. Além disso, o projeto apoia os ecossistemas marinhos locais para maximizar a sustentabilidade, escreve o “Inhabitat”.
Geração de energia renovável
Segundo a mesma fonte, o resort utiliza duas fontes de energia principais para gerar energia elétrica limpa. Estas são a energia das marés e a energia solar. O projeto assenta numa paisagem artificial composta por uma série de colunas hexagonais que albergam turbinas duplas reversíveis. Estas turbinas agrupam-se e criam cavernas interligadas que criam a forma de uma proa de barco. Esta forma saliente é utilizada para captar e dirigir as ondas. A estrutura aberta funciona de forma semelhante a um geiser marinho. À medida que a água entra no sistema, é forçada para cima através das colunas hexagonais, o que cria uma pressão hidrocinética que força as turbinas a moverem-se.
Para maximizar a produção de energia, a energia das marés é aproveitada pelo sistema à medida que a maré sobe e desce. Quando a maré sobe, as ondas empurram as turbinas numa direção para gerar eletricidade. Entretanto, quando a maré baixa, as ondas são direcionadas para empurrar as turbinas na direção oposta. Ao fazer com que o sistema funcione em ambas as direções das marés, torna-se mais eficiente na produção de energia renovável.
Para além da energia das ondas que é aproveitada, são utilizados painéis solares para produção adicional de energia. Uma camada de painéis solares está localizada dois metros abaixo da superfície da água, perto da entrada. Esta abertura para o mar tem uma exposição solar máxima, bem como luz refletida. Por sua vez, isto permite a produção máxima de energia solar. No total, o projeto visa gerar 1 MW de eletricidade para alimentar 1000 casas na zona.
A estância
O resort assenta numa plataforma criada pelos grupos de turbinas. A estância dispõe de uma cobertura superior feita de aço galvanizado resistente à ferrugem e revestida com painéis de acrílico e policarbonato. É uma estrutura leve que pode abranger grandes áreas para criar um grande espaço aberto por baixo. Além disso, as cabinas interligadas podem ser dobradas para fora da cobertura para criar espaços modulares para os hóspedes.
Apoiar os ecossistemas locais
Para além dos objetivos primários de produção de energia limpa e de servir como local de férias de curta duração, o projeto foi também concebido para apoiar a biodiversidade e permitir o desenvolvimento dos ecossistemas marinhos locais. Isto é feito através de uma cuidadosa seleção de materiais e de elementos formais bem concebidos.
Os grupos de turbinas são feitos de betão de geopolímero marinho. Isto torna-os fortes e de baixa densidade, permitindo-lhes fluir na água com um desgaste limitado. O projeto é flexível e pode ser ancorado em vários locais costeiros para propagar quatro tipos de habitats de poças de maré. Estes diferem em níveis de água do mar e de exposição ao ar para criar refúgios seguros para diferentes espécies marinhas. Isto contraria as características adversas do atual ecossistema local, que tem sofrido rápidas alterações na força das ondas e nas concentrações de oxigénio e sal, o que dificultou a adaptação das espécies locais.