Esta quinta urbana produz 6 toneladas de alimentos em pouco espaço

A estrutura, criada por empreendedores dinamarqueses, foi pensada para ser autossuficiente em água, calor e eletricidade.

António Sarmento

Transformar espaços urbanos sem utilização em áreas produtivas é uma missões da dupla de jovens dinamarqueses, Mikkel Kjaer e Ronnie Markussen. Juntos, criaram o Impact Farm, uma estrutura de apenas 163 metros quadrados mas com capacidade para produzir seis toneladas de alimentos anuais – ervas, verduras, legumes e frutas.

Eles explicaram que o projeto surgiu a partir do desejo de criar uma unidade que melhorasse a segurança alimentar nos centros urbanos, ao mesmo tempo que respeitasse a pegada ecológica da produção de alimentos, criasse empregos e se adaptasse facilmente às mudanças de terreno.

Os jovens não se preocuparam apenas com a funcionalidade, mas também com a estética do projeto. O sistema modular é feito a partir de materiais reaproveitados e pode ser desmontado e transportado para outros locais, conforme necessário. Os dinamarqueses acreditam no potencial desta fazenda urbana para captar possíveis investidores de outros países, interessados em exportar o projecto a outras cidades do mundo, mas também vislumbram possibilidades como fonte de abastecimento de alimentos em situações de crise humanitária, por desastres naturais ou de escassez.

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.