Identificadas quase 900 aves de diferentes espécies na Estação de Anilhagem de Trás-os-Montes
Entre 2020 e 2022, na Estação de Anilhagem de Esforço Constante (EAEC), a Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural já conseguiu identificar 898 aves de 56 espécies de avifauna. Durante os três anos foram realizadas 38 sessões de anilhagem.
Entre as espécies anilhadas na EAEC, situada na aldeia de Vila Chã da Ribeira, no distrito de Bragança, estão o Chapim-rabilongo (Aegithalos caudatus), o Papa-amoras-comum (Curruca communis), o Pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula), o Picanço-barreteiro (Lanius senator), o Pardal-francês (Petronia petronia) e o Cartaxo-comum (Saxicola rubicola).
Esta estação está inserida na Zona de Proteção Especial (ZPE) e na Zona Especial de Conservação (ZEC) Rios Sabor e Maçãs da Rede Natura 2000 e encontra-se situada numa área com grande diversidade de avifauna e com habitats essenciais à sua conservação. Como tal, o seu principal objetivo é contribuir para o estudo científico das aves que ocorrem na região. Fique a conhecer mais sobre a EAEC e o trabalho da organização no site.