Estados Unidos são os maiores geradores de lixo plástico

A China pode ser o maior produtor de plástico do mundo, mas os Estados Unidos são de longe o maior produtor de resíduos plásticos do mundo — tendo produzido cerca de 42 milhões de toneladas métricas em 2016.  Investigadores norte-americanos usaram dados do Banco Mundial sobre a geração de resíduos em 217 países. Segundo eles, de 2010 a 2016, a produção global de plásticos aumentou 26%. Os Estados Unidos, apesar de representarem apenas 4% da população global, em 2016, geraram 17% de todos os resíduos plásticos.

“Se os padrões de consumo e gestão de resíduos continuarem, até 2050 haverá cerca de 12.000 milhões de sacos de plástico em aterros e no meio ambiente”, refere o relatório, alertando também que, a cada ano, cerca de 13 milhões desses sacos são depositados no oceano. “O plástico não é o problema, o problema é o que fazemos com ele”, sublinhou Erik Solheim, diretor da ONU Meio Ambiente.

Em 2015 os sacos de plástico foram responsáveis por cerca de metade dos resíduos deste material, sendo a China o maior gerador deste lixo, embora os Estados Unidos sejam o país com o maior número de resíduos de embalagens de plástico per capita. Entre as principais conclusões do estudo, a ONU destacou os bons resultados de restrições como as que afetam os sacos de plástico dos supermercados em alguns países e as taxas incluídas.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...