Estados Unidos vão restringir fornecimento de água ao México

Os Estados Unidos anunciaram quinta-feira que estavam a restringir o fornecimento de água ao México, abrindo uma nova frente de tensão contra o seu vizinho do sul depois das tarifas e do combate à imigração ilegal.
“Os persistentes défices no fornecimento de água ao México, ao abrigo do tratado de partilha de água de 1944, estão a dizimar a agricultura dos Estados Unidos, em particular os agricultores do Vale do Rio Grande”, afirmou o Gabinete para a América Latina do Departamento de Estado numa mensagem no X.
”É por isso que, hoje, pela primeira vez, estamos a restringir o fornecimento de água ao México”, acrescenta a publicação.
“Os Estados Unidos vão rejeitar o pedido do México de criar um canal especial de entrega de água do rio Colorado para ser canalizada para Tijuana”, na fronteira entre os dois países, adianta ainda.
De acordo com um tratado que data de 1944, o México fornece água aos Estados Unidos a partir do Rio Grande e, em contrapartida, os Estados Unidos fornecem água do rio Colorado.
Este tratado foi objeto de fricções diplomáticas no passado devido a atrasos na entrega, bem como a protestos de agricultores mexicanos preocupados com o impacto da seca nas suas culturas.
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, disse hoje que a questão era da competência das comissões de fronteiras e de água dos dois países, sem especificar como.
“Tem havido menos água. Isso é parte do problema”, adiantou à imprensa.
Em novembro, os dois países assinaram um acordo destinado a evitar a escassez de água nos estados áridos do sul dos Estados Unidos através de um fornecimento mais fiável de água do rio México.
O acordo, resultado de mais de 18 meses de negociações, foi alcançado num contexto de crescente escassez de água em ambos os lados do Rio Grande, que marca a fronteira entre o México e os Estados Unidos.
Tijuana, uma cidade na fronteira com o estado americano da Califórnia que se tornou um centro de produção, depende do rio Colorado para cerca de 90% da sua água e tem sofrido desperdícios devido a infraestruturas deficientes.