Estão a chegar às lojas as novas etiquetas energéticas

É já a partir do próximo mês de março que chegam novas etiquetas energéticas às lojas físicas e online. Os frigoríficos, congeladores, aparelhos de armazenagem de vinho, máquinas de lavar louça, máquinas de lavar roupa, máquinas combinadas de lavar e secar roupa, televisores e ecrãs digitais obtém já esta mudança no dia 1, ao contrário das lâmpadas, nas quais a mudança irá ocorrer apenas a 1 de setembro.

Mas afinal o que vai mudar nesta ferramenta tão útil? É simples; A nova etiqueta energética terá um novo grafismo e vai passar a ter uma escala de A a G, retirando-se classes A+, A++ e A+++. Vai ainda incluir um código QR que permite aos consumidores aceder a uma Base de Dados de Produtos Europeia e pictogramas, com informações adicionais sobre o desempenho e as características específicas dos produtos.

A BELT (Boost Energy Label Take Up) e o LABEL2020, financiados pela União Europeia ao abrigo do programa Horizonte 2020, foram os dois projetos apoiantes desta nova etiqueta, que tem como objetivo encorajar o público a comprar produtos mais eficientes e impulsionar os fabricantes a produzi-los. Em Portugal, a DECO PROTESTE, em colaboração com a Worten, é responsável pela implementação do Projeto BELT enquanto a ADENE, em estreita coordenação com a Direção-Geral de Energia e Geologia, é a entidade responsável pela implementação do projeto LABEL2020.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...