Estas casas da Costa Rica personificam o espírito exuberante da selva



Localizado nas colinas perto da cidade de Uvita na Costa Rica, Achioté é um espaço residencial da Formafatal. O projeto apresenta duas moradias localizadas a 300 metros acima do nível do mar que estendem ao largo da colina para vistas sobre o belo Oceano Pacífico a partir da exuberante paisagem de selva, escreve o “Inhabitat”.

Segundo a mesma fonte, nas casas Achioté são concebidas para alugueres a curto prazo e são semelhantes em planta, orientação e materialidade. No entanto, os seus interiores apresentam paletas de cores diferentes, que as tornam distintas umas das outras. Para os desenhos, os arquitetos quiseram celebrar o genius loci, que significa “espírito do lugar”. Isto foi feito orientando o edifício para maximizar as vistas do oceano e a topografia do local. Nos interiores, as paletas de cores foram selecionadas com base nas energias percebidas para cada parte do terreno. Apesar das casas estarem apenas a 12 metros de distância, o terreno em que se encontram irradia diferentes energias, o que dita, portanto, o design interior.

Além disso, cada casa é concebida para parecer humilde a partir do ponto de entrada. No entanto, à medida que se caminha através dos espaços em direção aos terraços, isto muda. Os interiores adotam uma abordagem moderna e minimalista com as suas linhas e formas estaladiças. Estas contrastam com as qualidades orgânicas e naturais da paisagem circundante.

As casas são de planta aberta e a única porta interior em cada bungalow é a da casa de banho. Assim, depois de passar pela porta, o espaço abre-se para a vista do oceano, quarto principal e piscina infinita. Para combinar com a estética minimalista do exterior, os interiores apresentam mobiliário de betão feito à medida. Estas peças complementam as luminárias e acessórios meticulosamente selecionados, feitos por designers de todo o mundo.

Paletas de energia e cores

A Casa Jaspis reflete a energia yin. A palavra Jaspis significa “jasper” ou “brilhante”, e refere-se à ligação das casas ao oceano e ao céu. Esta ligação é tanto visual como através da energia percebida na parcela. Para refletir isto, a paleta de cores interiores da Casa Jaspis apresenta cores claras e tons arenosos.

Inversamente, a Casa Nefrit evoca a energia yang. Nefrit significa “escuro”. Neste espaço, os habitantes estão mais ligados a elementos terrestres, tais como a exuberante floresta e o plano terrestre. Para reforçar a ligação entre o solo e o interior, a laje de betão é a mesma tonalidade terracota vermelha que o solo da selva.

Elegante paleta de material

Enquanto o desenho arquitetónico de Achioté é minimalista e contrasta com a paisagem luxuriante, a paleta de material é cuidadosamente escolhida para combinar e celebrar o ambiente tropical. Isto inclui paredes de terra batida e vidro sem moldura para misturar os ambientes interiores e exteriores.

Todas as paredes perimetrais do projeto são feitas de terra batida. As paredes utilizam solo extraído exclusivamente das escavações de construção para o projeto. Além disso, as qualidades de terra das paredes correspondem à crueza do chão de betão e das lajes do teto.

Para além das suas belas qualidades estéticas, foi escolhida terra batida, uma vez que funciona bem com o clima tropical e a humidade da Costa Rica. Os arquitetos trabalharam com um especialista brasileiro que formou artesãos locais para realizar o trabalho de terra batida para este projeto. De facto, Achioté é a primeira aplicação de terra batida na Costa Rica.

Para vistas otimizadas, todas as fachadas que estão orientadas para o oceano apresentam vidros sem moldura. Estes elementos deslizantes e estacionários encaixam-se em bosques nas lajes de betão e criam um borrão entre os espaços interiores e exteriores, unindo assim a forma feita pelo homem com a bela paisagem tropical, conclui o site.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...