Estas são as cidades com o ar mais poluído do mundo

Apesar de Pequim ser conhecido pelas suas nuvens de poluição, as estatísticas mostram que algumas cidades da Índia, do Paquistão e Bangladesh estão em condições bem piores.

Das 30 cidades mais poluídas, 22 estão na Índia, segundo a pesquisa do IQ AirVisual, um grupo sediado na Suíça que analisa dados sobre a qualidade do ar ao redor do mundo, e da ONG Greenpeace.

As outras oito cidades da lista ficam no Paquistão, em Bangladesh e na China, segundo a média de dados de 2018.

Se forem considerados países em vez de cidades, Bangladesh aparece com o pior ar, seguido de Paquistão e Índia.

Todos estes rankings têm em consideração a qualidade média do ar ao longo de um ano.

A poluição em áreas urbanas é provocada por uma série de factores, desde o tráfego automóvel, a queima de combustíveis fósseis no sector e energético e a actividade industrial.

Qual é o impacto da poluição nos humanos?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que nove entre dez pessoas respirem níveis considerados perigosos de ar poluído. A poluição do ar mata cerca de sete milhões de pessoas por ano.

Os níveis de poluição são classificados a partir da medição dos níveis dessas partículas no ar. “O efeito da poluição varia para cada pessoa”, explicou Christine Cowie, da Universidade de Nova Gales do Sul, no Reino Unido à BBC.

“Algumas pessoas reclamam de irritação nos olhos, na garganta e sintomas de asma. Tosse é um sintoma bastante comum, mesmo entre aqueles que não têm asma.”

Os mais vulneráveis, segundo Cowie, são idosos, jovens e pessoas com problemas respiratórios ou cardíacos.

Cowie explica que mesmo uma breve exposição a níveis de poluição mais elevados podem disparar uma crise de asma e elevar o risco de infarte. “Maior a exposição, maior o risco.”

As maneiras de se proteger, no entanto, são limitadas.

Recomenda-se priorizar ambientes fechados, reduzir exercícios físicos e usar máscara, mas estas medidas são inviáveis em diversas regiões pobres do mundo.

Como estão os níveis de poluição na Europa e nos EUA?

Hoje, os níveis de poluição na Europa, na Austrália e nos Estados Unidos são significamente menores do que os níveis extremos registados na Índia nos últimos dias.

Mas nem sempre foi assim. Londres, por exemplo, era famosa pela sua poluição em grande parte do século 19 e na primeira metade do 20.

Em 1952, o famoso Grande Nevoeiro (Great Smog, em inglês) cobriu Londres com uma camada tóxica de poluição que transformou os dias em noites e foi associada a diversas mortes. Uma situação não muito distante da enfrentada em Nova Deli atualmente.

Artigos recomendados