Este é o primeiro carro do mundo movido a energia solar (e chega às estradas ainda este ano)



A Lightyear, empresa de alta tecnologia fundada em 2016, acaba de criar o primeiro carro do mundo movido a energia solar. O Lightyear 0 é um veículo com design futurista, mas que pode estar mais perto de circular das nossas estradas do que possa imaginar. A ideia é mesmo que o modelo comece a ser produzido no outono e que chegue ao primeiro dono já em novembro.

Movido a energia solar, o tejadilho é coberto por 5 metros quadrados de painéis solares, que permitem carregar durante a deslocação ou mesmo estacionado. Tem um consumo de 10.5kWh por 100 km, e os painéis conseguem abastecer para 70km por dia, tendo um alcance de 625 km WLTP. Para uma deslocação média de 35 quilómetros por dia, é possível dirigir durante até sete meses em Portugal ou Espanha, sem ser preciso carregar em qualquer tomada. Num país como a Holanda, este período desce para cerca de dois meses.

Sendo um carro sustentável, o seu interior foi também desenvolvido a pensar no ambiente. É vegano, ecológico, o couro dos bancos é feito à base de plantas e os tecidos de garrafas PET recicladas. Os painéis externos são também são feitos de carbono reutilizado.

Este primeiro modelo será produzido na Europa, um total de 946 unidades, e terá um custo de 250 mil euros. O objetivo é que o próximo modelo, previsto para o final de 2024 e começo de 2025, que está a ser planeado para ter uma maior produção, tenha o preço base de 30 mil euros.

Veja algumas fotografias do inovador Lightyear 0, na galeria:



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.