Estes são os principais cientistas do clima segundo a Reuters (e seis deles são portugueses)
A Reuters elegeu os mil cientistas do clima mais influentes do mundo, através da “The Reuters Hot List“. Com base em três categorias – o número de artigos publicados sobre temas ligados às alterações climáticas, a frequência com que são citados por outros autores e cientistas em estudos e a frequência com que são mencionados ao público através dos media e em documentos políticos – esta lista distingue o impacto que estes especialistas têm no debate sobre as alterações climáticas em todo o mundo.
Nos três primeiros lugares encontram-se os cientistas Keywan Riahi do International Institute for Applied Systems Analysis, na Áustria, Anthony A. Leiserowitz, da Yale University, nos Estados Unidos da América, e Pierre Friedlingstein, da University of Exeter, no Reino Unido.
Portugal é também mencionado na lista através de seis cientistas, destacando-se Miguel Bastos Araújo, da Universidade de Évora, em 57º lugar. Logo a seguir vem Ricardo Machado Trigo, da Universidade de Lisboa (441º lugar), Rui Rosa da Universidade de Lisboa (671º lugar), João Andrade Santos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (887º lugar), Fausto Miguel Cereja Seixas Freire da Universidade de Coimbra (929º lugar) e, por fim, Amadeu Mortágua Velho Maia Soares da Universidade de Aveiro (976º lugar).