Estratégia florestal Europeia para 2020 já deu frutos



A estratégia da União Europeia (UE) para as florestas está a atingir os seus objetivos de encorajar a gestão sustentável das florestas, tanto na UE como a nível global. A conclusão é do relatório “Progresso da implementação da estratégia florestal da UE” disponibilizado recentemente, que indica que a estratégia tem objetivos claros e teve sucesso na coordenação de esforços para os atingir.

A Estratégia Florestal da União Europeia foi criada em 2013 para responder aos desafios de gerir a floresta de forma sustentável, sendo que a floresta é essencial na política climática da UE e também para absorver as emissões de CO2 do continente.

Segundo o relatório, os efeitos positivos desta estratégia foram sentidos tanto na UE como lá fora, sendo que os esforços europeus para reduzir o abate ilegal de árvores foram particularmente eficazes entre 2015-2017 graças à cooperação internacional.

O relatório mostra também que a proteção das florestas não é só algo que devamos fazer pelo potencial de sequestrar CO2; devemos fazê-lo também pelo seu potencial económico. As indústrias relacionadas com a floresta suportam 3,6 milhões de postos de trabalho e faturaram 640 mil milhões de euros, bem como um valor acrescentado de 200 mil milhões de euros.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...