Quer “conversar” com o seu gato? Comece por piscar os olhos lentamente

Os gatos são considerados por muitas pessoas animais imprevisíveis, e de acordo com os especialistas, estudar o seu comportamento não é fácil. Para comunicar corretamente com estes animais, e ultrapassar algumas barreiras comunicacionais, é fundamental utilizar o olhar.

De acordo com um estudo das Universidades de Portsmouth e Sussex, no Reino Unido, para se ter uma boa comunicação com um gato devemos piscar-lhe os olhos lentamente.

“Os animais domésticos são sensíveis aos sinais humanos que facilitam a comunicação interespecífica, incluindo os sinais do estado emocional. Os olhos são importantes para sinalizar emoções, e o ato de semicerrar os olhos parece estar associado à comunicação emocional positiva em uma variedade de espécies”, afirmam os autores.

A equipa fez duas experiências e os resultados foram ambos positivos. Na primeira, os donos semicerraram os olhos e piscaram lentamente aos gatos; concluiu-se que os gatos eram mais propensos a piscar de volta nesta situação, do que se o dono estivesse apenas na sala, sem emitir algum estímulo. Já na segunda experiência, um desconhecido repetiu os mesmos movimentos com os olhos e os gatos devolveram a mesma resposta. Foi possível observar que os gatos preferiram abordar o desconhecido depois de este ter interagido da maneira proposta do que se este apenas mantesse uma expressão neutra.

“Como alguém que estudou o comportamento animal e é dono de um gato, é ótimo poder mostrar que os gatos e os humanos podem comunicar desta maneira. É algo que muitos donos de gatos já suspeitavam, por isso é emocionante ter encontrado evidências disto”, afirma Karen McComb, uma das autoras e Professora da Escola de Psicologia da Universidade de Sussex.

“Este estudo é o primeiro a investigar experimentalmente o papel do piscar lento na comunicação gato-homem. E é algo que se pode experimentar com o próprio gato em casa, ou com gatos que se encontrem na rua. (…) Tente semicerrar os olhos para eles como faria se estivesse a sorrir relaxadamente, e depois feche os olhos por alguns segundos. Vai observar que eles respondem da mesma forma e que podem iniciar uma espécie de conversa”, explica a autora.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...