Estudo da Quercus revela responsabilidade dos portugueses no uso da água
A água é um bem essencial para a nossa vida, e está nas mãos do Homem adotar medidas que contribuam para a sua preservação, especialmente em prol das gerações futuras.
A Quercus (Associação Nacional de Conservação da Natureza) realizou um inquérito online sobre o consumo de água dos portugueses.
O inquérito contou com 1075 respostas completas, sendo possível destacar alguns resultados positivos em relação ao uso da água nos hábitos mais indispensáveis dos portugueses.
Assim, concluiu-se que:
- Quase todos os cidadãos revelaram ter noção de que a água é um bem escasso (99,3%) e preocupar-se em poupar água no seu dia a dia;
- Menos de metade revelou demorar menos de 8 minutos no duche, porém, 82% disse nunca tomar banho de imersão;
- Apenas 18% admitiu tomar cerca de quatro banhos de imersão por ano;
- A maioria considera no entanto, que a água é um recurso caro (67%).
A Quercus reforça a importância de poupar água em casa dado que, embora poucos saibam, 1 minuto de torneira aberta pode consumir 12L de água. Se cada português se desleixar e desnecessariamente mantiver a torneira aberta nesse período de tempo, dá-se um desperdício de 120 milhões de litros de água, que podiam garantir as necessidades básicas diárias de um milhão de pessoas.
Este estudo vem no âmbito do projeto ECOCASA, que visa a promoção da eficiência ambiental em casa. O ECOCASA já está disponível, e permite através de um simulador medir o consumo doméstico e comparar com o consumo médio deste recurso (água) no seu concelho. É possível também no site conhecer medidas para poupar em casa.