Estudo diz que plantação de árvores melhora fertilidade dos solos africanos
Um estudo publicado pelo International Journal of Agricultural Sustainability revela que a plantação de árvores contribui para a melhoria da fertilidade dos solos africanos. De acordo com um trabalho de investigação do Centro Agroflorestal Mundial, está assim dada a luz verde para a criação de verdadeiros campo de árvores que irão funcionar como fertilizantes dos solos.
Desenvolvido no Malawi, Tanzânia, Moçambique, Zâmbia e Zimbabwe, o trabalho revelou que a plantação de árvores em solos que são, hoje, de pobre qualidade, não só iria ajudar a melhorar a qualidade das terras como tornaria os alimentos ali produzidos mais seguros.
A equipa defende também que estes “campos fertilizantes” teriam ainda a vantagem de contribuírem para travar as alterações climáticas em regiões hoje aráveis.
“É hoje consensual que a gestão dos solos pobres, em África, é um problema que está a afectar a população local. Apesar de os fertilizantes químicos já existirem no mercado mundial há mais de 50 anos, muitos agricultores africanos mostram-se relutantes em recorrer a estes, quando para tal têm possibilidades mais económicas, preferindo antes apostar em fertilizantes naturais, como o gado e a compostagem de plantas”, explicou um dos autores do estudo, Frank Place, à BBC.
Os investigadores procuraram também conciliar árvores com culturas, de modo a aumentar o número de nutrientes no solo. “Verificámos que havia alguns problemas de gestão do espaço, pois culturas e árvores entravam em competição pela luz solar, pelo que foi necessário resolver esta competição pouco saudável”, continuou Place. Assim, a solução pode passar por podar as árvores na altura em que as culturas eram plantadas, reduzindo assim a competição pela luz.
O estudo veio também demonstrar que houve um movimento crescente de inovações agrícolas que recorreram a este sistema de cultivo. Para além de os agricultores recorrerem aos arbustos para ajudar a criar um padrão de rotação diversificada, as árvores ajudam a fixar nitrogénio e a melhorar a qualidade do solo, enquanto as folhas são usadas para alimentar o gado.