EUA: reciclagem de têxteis equivale a retirar um milhão de carros das estradas

Um recente relatório da Agência de Protecção Ambiental dos Estados Unidos identifica os têxteis como uma importante fonte de emissões de gases com efeito de estufa no país. A reciclagem de roupas nos níveis actuais seria equivalente a retirar um milhão de carros por ano das estradas.

Para além da reciclagem do vidro, plástico, alumínio e papel, a agência acredita que o tecido deve tornar-se no próximo material a ser retirado dos aterros sanitários. Estima-se que 6,5% do lixo que entra nas lixeiras dos EUA sejam tecidos que podem ser reciclados. Por outro lado, a cada ano, dois milhões de toneladas de roupas são recuperadas, revela o Ecouterre.

A Secondary Materials and Recycled Textiles adianta que todas as roupas secas e livres de odores podem ser recicladas ou doadas – a qualquer instituição de caridade ou a um reciclador com fins lucrativos. As mentes mais criativas são incentivadas a utilizar as sobras de tecidos ou as peças desperdiçadas em projectos que dêem uma nova vida a estes têxteis e apoiem o artesanato local.

Este é mais um incentivo para a aposta em lojas de segunda mão e de roupa vintage.

Foto: Sob licença Creative Commons

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...