Eucalipto arco-íris: parece saído de um filme mas é bem real (e deslumbrante)

De facto, o Eucalyptus deglupta é tão colorido que é conhecido como o eucalipto arco-íris. Quando esta árvore incrível cresce, quase que parece uma caixa de lápis coloridos, tornando-a inesquecível.

O eucalipto arco-íris é uma árvore alta e única, pois é o único eucalipto a viver na floresta tropical e apenas uma das quatro espécies encontradas fora da Austrália. Pode ser encontrado nas Filipinas, na Indonésia e na Papua Nova-Guiné, onde pode crescer até aos 76 metros. Embora a sua altura seja impressionante, é realmente a casca multicolorida da árvore que a destaca.

À medida que o eucalipto do arco-íris se descasa, primeiro revela uma casca interna verde-clara. Com o tempo, a casca envelhece em cores diferentes – azul, roxo, laranja e vermelha. As estrias coloridas são criadas devido ao facto de a árvore não se descascar de uma só vez. Lentamente, com o tempo, diferentes camadas caem, enquanto outras áreas expostas já começaram a envelhecer.

Esse processo cria um visual espetacular, com o eucalipto arco-íris a parecer saído do desenho-animado Alice no País das Maravilhas.

A sua aparência única também a tornou bastante popular entre os entusiastas de botânica. Pode ser encontrada em jardins botânicos de todo o mundo e é frequentemente plantada como uma árvore ornamental no Hawai, Texas, Louisiana e sul da Califórnia, onde o clima sem geadas permite que ela prospere.

Curiosamente, o eucalipto arco-íris também tem um alto valor comercial que não tem nada a ver com a sua cor. A árvore é frequentemente encontrada em plantações de árvores, pois é uma excelente fonte de madeira para celulose – o principal ingrediente na fabricação de papel branco. Portanto, da próxima vez que usar uma folha em branco, lembre-se de que ela pode ter sido algo muito mais colorido.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...