EUCityCalc vai ajudar três municípios portugueses a atingir a neutralidade climática



Está a ser desenvolvido um projeto europeu em oito países, um deles Portugal, que tem como objetivo apoiar o processo de transição dos municípios rumo à neutralidade climática. Financiado pelo Horizonte 2020, o EUCityCalc é coordenado pela Energy Cities e integra várias entidades, sendo o único parceiro português a ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida.

Através de uma ferramenta de modelação prospetiva, a European City Calculator, o projeto garante aos municípios uma visão setorial sobre o tipo e ambição das medidas a implementar, com roteiros e cenários de transição climática cientificamente robustos, detalhados e integrados. O modelo será testado em dez municípios de pequena e média dimensão: Palmela, Sesimbra e Setúbal (Portugal), Riga (Letónia), Dijon Métropole (França), Mantova (Itália), Zdar (República Checa), Koprivnica, Varazdin e Virovitica (Croácia).

No seguimento do EUCityCalc, a ENA irá mapear os parceiros locais potencialmente interessantes nos municípios-piloto, criar grupos de trabalho com especialistas em distintas áreas, implementar o processo de cocriação de cenários políticos e percursos de transição para a neutralidade climática nos municípios envolvidos e construir um guia para integrar estes percursos e cenários políticos nos SECAPs – Planos de Ação para a Sustentabilidade Energética e Climática.



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.