Ex-engenheiros da Apple lançam termostato inteligente que aprende comportamento dos utilizadores

Dois ex-engenheiros da Apple, Tony Fadell e Matt Rogers, estão a lançar no mercado o primeiro termostato inteligente, que aprende a partir do comportamento dos seus proprietários.
O termostato – Nest – foi desenhado para poupar energia e chega a este objectivo através de várias características – algumas inovadoras, outras nem por isso.
Para além de poder ser controlado remotamente, a grande inovação do Nest é a forma como este termostato aprende – e repete – comportamentos habituais, chegando mesmo a auto-programar-se, caso o seu proprietário assim o deseje.
Com acabamentos em aço e um display LED, o Nest começa por perguntar quais as preferências e hábitos de aquecimento do utilizador. Uma semana depois de ter sido ligado pela primeira vez, este termostato inteligente pega nos hábitos até então demonstrados e cria o seu próprio horário de aquecimento ou arrefecimento.
Esta aprendizagem continua a verificar-se ao longo do tempo, até porque, por vezes, há temperaturas incomuns para determinada época do ano.
O Nest tem também um sensor que indica quando uma pessoa sai de casa – ou a casa permanece vazia num horário em que, à partida, o aquecimento deveria ser ligado – desligando-se imediatamente.
Há ainda um símbolo que indica quando o utilizador está a poupar energia. Aliás, o Nest pode, inclusive, saber o seu historial de consumo de energia, o que facilita a tomada de decisões.
Segundo Fadell e Rogers, o Nest pode ajudar a poupar até 30% da energia utilizada para aquecer ou arrefecer o ambiente. Nos tempos que correm, esta percentagem significa muitos, muitos euros ou reais a menos na factura mensal de electricidade.
Com um preço de €185 (R$ 425), o Nest pode ainda ser controlado online ou através de um smartphone.
Veja como funciona este termostato inteligente.