Explorer Investments aliena participação em empresa de micronização e reciclagem de Polímeros à Veolia Portugal
A Explorer Investments, sociedade de capital de risco com sede em Portugal, chegou a acordo com a Veolia Portugal para a alienação de 100% do capital da Micronipol – empresa de referência na Micronização e Reciclagem de Polímeros. O processo de concretização da operação encontra-se na fase de conclusão, estando ainda sujeita à aprovação da Autoridade da Concorrência, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, à data da celebração do acordo de alienação, a Explorer Investments detinha 70% da Micronipol através dos seus fundos, sendo os restantes 30% detidos por 2 dos sócios fundadores da Micronipol. Após entrada da Explorer Investments em 2021, a Micronipol foi objeto de um forte investimento e desenvolvimento, com destaque para a profissionalização da equipa de gestão, o aumento da capacidade produtiva, a internacionalização da base de clientes, o investimento no tratamento e qualidade da água e, mais recentemente, o aumento da independência energética através da instalação de um parque solar.
A Veolia Portugal integra o grupo Veolia cuja ambição é tornar-se a empresa de referência para a transformação ecológica, através da conceção e implementação de soluções para combater a poluição, a escassez de recursos essenciais e apoiar as cidades e as indústrias na descarbonização das suas atividades, adaptando-as às alterações climáticas. Com esta aquisição, a Veolia reforça a sua presença no setor dos resíduos e em particular o seu contributo para a economia circular por via da reciclagem de plásticos.
Para a Explorer Investments, “esta venda confirma as expectativas de rentabilidade dos investidores e é o resultado da estratégia implementada na Micronipol e da resiliência e potencial desta empresa”.
O Fundo IV da Explorer Investments foi constituído em 2018 com 65 milhões de euros, e a venda da Micronipol representa o primeiro desinvestimento deste fundo. O Fundo IV está ainda em fase de investimento e ficará totalmente investido até ao final do presente ano.