Exposição de fotografia subaquática revela a biodiversidade do ecossistema marinho e apela à sua conservação



Transportar os visitantes para as profundezas do oceano e oferecer uma visão rara da biodiversidade marinha que habita o mar português são os propósitos da exposição de fotografia subaquática ‘Mergulho no futuro: O Mar que queremos preservar’, da autoria de Nuno Vasco Rodrigues, cuja inauguração está agendada para o próximo dia 29 de maio (quinta-feira), pelas 15h00, na Sala Berlenga da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Instituto Politécnico de Leiria, em Peniche, onde fica patente até 31 de outubro, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, composta por 20 fotografias que revelam o dinamismo do ecossistema marinho, captadas entre 2013 e 2023 em várias regiões de Portugal Continental e nos arquipélagos da Madeira e dos Açores, a exposição convida o público a refletir sobre a relação do ser humano com o oceano e a importância da preservação da biodiversidade subaquática.

Desde pequenas criaturas marinhas, como lesmas-do-mar, anémonas ou crustáceos filtradores, a grandes predadores, como baleias e tubarões, a exposição reúne fotografias que documentam a vida nos oceanos.

‘Mergulho no futuro: O Mar que queremos preservar’ não é apenas uma exposição de arte, mas também um convite à consciencialização ambiental e um apelo à criação de uma conexão mais profunda com as águas que circundam a costa portuguesa.

Através das suas fotografias, Nuno Vasco Rodrigues destaca a importância do oceano para o equilíbrio do planeta e alerta para os perigos da poluição e da exploração desenfreada dos recursos marinhos, que ameaçam a saúde e a sustentabilidade do ecossistema marinho.

A exposição é apresentada ao público com imagens de grande escala e em ambientes imersivos, revelando a verdadeira alma do mar português e apelando à conservação dos oceanos e das espécies que neles habitam, nomeadamente as que se encontram ameaçadas, como o lobo-marinho, os meros ou os tubarões-azuis.

Os interessados em conhecer a exposição podem visitá-la de segunda-feira a sábado, das 09h00 às 17h30.

Nuno Vasco Rodrigues é biólogo marinho e mestre em Estudos Integrados dos Oceanos. É professor na ESTM e investigador no polo do IPLeiria do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, bem como autor de dezenas de artigos científicos e vários livros sobre fauna marinha, nomeadamente o recentemente publicado ‘Espécies Marinhas de Portugal’.

Fotógrafo de conservação e contribuidor regular de publicações como a Oceanographic e a National Geographic Portugal, as suas fotografias têm alcançado diversos prémios internacionais, tendo sido considerado fotógrafo de conservação de 2021 pela Ocean Geographic. Mergulhador certificado desde 2000, tem mais de 1.500 horas debaixo de água em vários lugares do mundo, a maioria das quais a estudar e fotografar a vida marinha.

Mais informações sobre a exposição ‘Mergulho no futuro: O Mar que queremos preservar’ estão disponíveis em https://germinar.ipleiria.pt/mergulho-no-futuro/.

 

 

 






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...