“Extinto”: O Boticário transforma “o aroma da natureza em extinção” num alerta sensorial pela biodiversidade



O Boticário criou uma experiência olfativa com uma coleção de cinco fragâncias, não comercializadas, inspiradas em biomas que estão a desaparecer devido à poluição e à ação humana. O objetivo é provocar reflexão e alertar para a urgência da preservação da biodiversidade, através do olfato.

Com o nome “Extinto”, a iniciativa, diz a marca em comunicado, surge numa altura em que o lixo marinho continua a ser um problema nas praias portuguesas. Segundo o Relatório do Estado do Ambiente 2024, da Agência Portuguesa do Ambiente, o plástico representa 88% dos resíduos encontrados, seguido por artigos sanitários (6%) e papel ou cartão (2%).

“Para cumprir as metas da União Europeia, é necessário reduzir em 95% a presença de lixo nas praias — um sinal claro da urgência de agir. Este cenário, infelizmente, repete-se em muitas partes do mundo”, sentencia o Boticário.

Para sensibilizar e impactar os portugueses para esta temática, a instalação “Extinto” estará aberta até dia 22 de junho, no LX Factory, em Lisboa, das 11h às 20h, com entrada gratuita, “proporcionando uma experiência olfativa única e convidando à reflexão sobre a importância da biodiversidade”, informa-se em nota.

Depois desta data, a exposição poderá ser visitada durante mais duas semanas no Boticário Lab, no CascaiShopping.

“Extinto é uma metáfora poderosa e um passo importante no nosso compromisso com um futuro mais sustentável”, diz declara Rossana Gama, Country Manager do Grupo Boticário Portugal.

“Ao recriarmos os aromas de lugares ameaçados, convidamos à reflexão sobre a urgência de preservar o planeta e reforçar um alerta: ou mudamos os nossos hábitos, ou a beleza, e o cheiro, dos lugares mais bonitos do planeta podem desaparecer”, salienta a responsável.

“Queremos mostrar que é possível sensibilizar, emocionar e gerar impacto através da inovação e da beleza, e que cada um de nós tem um papel na construção de um mundo mais consciente.”

As fragrâncias de Extinto foram desenvolvidas com tecnologia headspace, capaz de capturar a chamada “memória olfativa” de ecossistemas intactos antes de sofrerem os impactos da poluição, explica o Boticário. Em colaboração com perfumistas e especialistas em botânica, foram recriados cinco acordes exclusivos:

  • Mata de Guanabara (Brasil): uma fragrância vegana, com 93% de ingredientes de origem natural, expressa a frescura da água e o verde exuberante da Baía de Guanabara;
  • Jasmim Sambac (Índia): inspirada na floresta asiática de Sundarbans, combina davana e manjericão para retratar a beleza exótica da região;
  • Madagascar (África): com notas quentes de baunilha, homenageia as paisagens e as florestas da ilha africana;
  • East Arnhem (Austrália): amadeirada e intensa, representa a riqueza natural da costa norte australiana;
  • Calábria (Itália): com frescor cítrico e fundo floral-oriental, evoca o contraste entre a beleza da região e a poluição crescente do Mar Mediterrâneo.

Complementando esta experiência sensorial, O Boticário lança também em Portugal o programa “Boti Recicla”, um dos maiores projetos de logística reversa do setor da beleza no Brasil.

Com o apoio da Sociedade Ponto Verde, responsável pelo encaminhamento para reciclagem e valorização dos resíduos de embalagens que resultam do grande consumo, serão disponibilizados conjuntos de ecopontos nas lojas para depositar as embalagens vazias das marcas O Boticário, Aura e Quem Disse, Berenice?. Esta parceria permite reforçar o compromisso com a economia circular e torna a reciclagem de embalagens mais prática, acessível e próxima dos consumidores.

A DHL faz também parte da iniciativa, assegurando soluções de logística sustentável e redução da pegada de carbono.

“O Extinto lança uma provocação sensorial e o Boti Recicla é o passo seguinte: transforma consciência numa ação concreta. Queremos tornar a reciclagem de embalagens de cosméticos uma rotina acessível, prática e integrada no dia a dia dos nossos clientes”, reforça Rossana Gama.






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