Fábrica que transforma whisky em energia já está em funcionamento

Após concluir com sucesso um período de testes, entrou na semana passada em funcionamento a fábrica da Helius Energy, avaliada em €70 milhões (R$ 207 milhões) e que transforma os subprodutos de whisky em energia e calor.

Localizada em Rothes, na Escócia, a fábrica utiliza os subprodutos das destilarias nas proximidades para produzir energia renovável e um produto líquido de ração animal, conhecido como Pot Ale Syrup.

A instalação de 8.23 MW produziu pela primeira vez electricidade em Janeiro, antes de ser inaugurada em Abril. Desde então, têm sido levados a cabo ensaios para perceber o real desempenho da fábrica, revela o Business Green.

A fábrica foi agora oficialmente entregue à CoRD – numa parceria entre a Helius Energy, o Rabo Project Equity e a Combination of Rothes Distillers Limited (CoRD), com vista à operação comercial do espaço.

A CoRD estima que a fábrica produzirá energia suficiente para abastecer 9.000 casas e poupar cerca de 46 mil toneladas de CO2 por ano, em comparação com uma fábrica a carvão do mesmo tamanho. Estão previstas reduções anuais adicionais das emissões em 18 mil toneladas para quando a fábrica substituir uma instalação de gás existente.

Em comunicado, a CoRD afirmou que vai continuar a explorar “oportunidades para aumentar os resíduos de destilarias processados ​​pelo projecto”.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...